Saturday, April 23, 2011

Cuvée Saint QVinis 2004

Que Provence é conhecida por seus vinhos rose, nós enófilos já sabemos. Mas é muito interessante quando encontramos vinhos diferentes destas regiões, fugindo deste tradicional. E é isso que irei descrever neste post. Este exemplar é tinto e vem da AOC Coteaux Varois en Provence e tem a seguinte composição: 50% Syrah, 40% Grenache e 10% Cabernet Sauvignon. Esta AOC cobre a porção mais central de Provence, protegida pelas montanhas de Sainte-Baume dando uma temperada no clima mediterrâneo comumente presente na Provence e diminuindo um pouco a temperatura na região. O mais curioso é que a região só ganhou status de AOC em 1993. Vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou uma cor rubi brilhante, com boa transparência e lágrimas finas, rápidas, incolores e em grande quantidade.

No nariz o vinho se mostrou bem elegante, com aromas de frutas vermelhas frescas, muita especiaria (pimenta do reino e pimenta branca) e um fundo tostado. Tudo muito discreto e em seu lugar.

No palato o vinho mostrou ainda mais sua elegância, confirmou tudo que apresentou no nariz de maneira muito integrada. Mostrou ainda taninos firmes, finos e de qualidade. Finalmente, pela idade que o vinho tinha, apresentou muita vivacidade com uma acidez muito interessante. Muito velho mundo mesmo!

Saúde!



No comments:

Post a Comment