Friday, May 30, 2014

Clos Du Val Pinot Noir 2011: Um belo Pinot americano!

Em 1970, o empresário norte-americano John Goelet deu ao enólogo francês Bernard Portet a missão de encontrar um novo território com potencial para produzir vinhos de classe mundial. Dois anos e cinco continentes depois, Portet desembarcou no Napa Valley, Califórnia, onde ele teve um senso dos microclimas de Napa quando dirigiu seu carro pela região com o braço para fora do carro.  Impressionado com as noites frias e terreno idílico do então desconhecido distrito de Stags Leap, ele propôs a área para Goelet. Convencido, Goelet adquiriu 150 hectares de terra e fundou Clos Du Val, um "pequeno vinhedo em um pequeno vale ", em 1972. Logo depois Clos Du Val se tornou uma das primeiras vinícolas a marcar posição em algumas das melhores terras numa encosta na região de clima frio, a região de Carneros comprada em 1973. Abordagem de inspiração francesa do enólogo Portet para vinificação combinado com o caráter extraordinário das uvas do Napa Valley estabeleceu a tradição de vinhos clássicos da vinícola.


Falando um pouco do vinho alvo do post, o Clos Du Val Pinot Noir 2011, é um varietal 100% feito a partir de uvas Pinot Noir da AVA Carneros, no Napa Valley. Passa ainda por 14 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês, sendo que destes, 20% de primeiro uso. Sem maiores delongas, vamos então as impressões sobre o vinho?

Na taça o vinho apresentou um bonita cor rubi com bom brilho e boa transparência. Lágrimas finas, rápidas e espassadas sem qualquer coloração também faziam parte do aspecto visual.

No nariz o vinho mostrou aromas de frutos vermelhos maduros, toques de pinho e baunilha.

Na boca o vinho apresentou corpo médio para encorpado, acidez gostosa e refrescante e taninos finos e redondos. Retrogosto confirma o olfato. Final de longuíssima duração, que deixa saudades até!

Sem dúvidas um excelente vinho, guloso, sedutor e denso. Pode-se degusta-lo sozinho ou acompanhando comidas mais delicadas. Este também vem pro Brasil pela SmartBuy Wines. Eu recomendo e muito.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment