Thursday, February 12, 2015

Gran Vinafoc Cabernet Sauvignon Reserva 2009: De buenas a primeras!

Nem só de vinhos brancos vive um enófilo em pleno verão senegalês. Vez ou outra da uma vontade de sacar um belo tinto da adega e, convenhamos, algumas comidas até ficam mais saborosas com um tinto. Além de minha predileção, é claro. Neste contexto que tentei vos descrever saiu da adega para a mesa o vinho espanhol Gran Vinafoc Cabernet Sauvignon Reserva 2009. Vamos ver o que descobrimos sobre ele?


Este vinho é produzido pela Spiritus Barcelona, um aclamado produtor de vinhos espanhóis, cuja tradição remonta a 1788, ano em que os ancestrais da família proprietária Vinyes, com grande tradição agrícola, iniciaram a plantação de vinhas em suas terras para atender a demanda crescente do setor vitivinícola na região, que estavam exportando para os mercados do norte da Europa. Desde então, nove gerações da mesma família foram ligados ao solo e ao cultivo da terra. No início de 2004, uma nova geração da família traçou um ambicioso plano para abrir amplamente o seu vinho para o mercado internacional. Foi em 2006, quando o projeto frutificou com a parceria financeira, que o projeto tomou dimensões mundiais.

Sobre o Gran Vinafoc Cabernet Sauvignon Reserva 2009, podemos acrescentar que é um varietal 100% Cabernet Sauvignon de vinhedos do Penedes Central e Alto, na DO Catalunya. Amadureceu por 12 meses em barrica de carvalho novas. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou cor rubi violácea de média para grande intensidade, algum brilho e pouca transparência. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas tingiam as paredes da taça.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, especiarias, baunilha e madeira. 

Na boca o vinho se mostrou encorpado, de boa acidez, com taninos macios e redondos. Retrogosto confirma o olfato. Final de média duração.

Mais um bom vinho degustado por aqui, elegante e até certo ponto refrescante, se contrapondo aos Cabernets que temos visto aqui pelos lados do Novo Mundo. Mais uma boa opção apresentada pelo Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo.

Até a próxima!

No comments:

Post a Comment