Thursday, July 2, 2015

Santa Julia Cabernet Sauvignon Reserva 2013: o BBB Argentino!

A Bodega Santa Julia é parte do grupo Zuccardi, e foi criada nos anos 90 como uma forma de homenagem a filha de José Zuccardi, Julia. O grupo Zuccardi é um dos mais famosos da Argentina, e possui diversas linhas de produtos hoje no mercado brasileiro. A história da vitivinicultura do grupo remonta aos anos 1950 na família, quando começaram as experimentações com plantio e novos modos de irrigação em Mendoza. Mas somente em 1990 é que começa a produção de vinhos de alta gama. Ao que tudo indica tanto trabalho e dedicação deu certo e a linha é um sucesso de vendas e de crítica.


O Santa Julia Cabernet Sauvignon Reserva 2013 é composto de uvas 100% Cabernet Sauvignon colhidas em Maipu e no Vale do Uco, em diferentes composições de solo em Mendoza. Passa por amadurecimento de 10 meses em carvalho francês de primeiro, segundo e terceiro usos. Sem maiores delongas, vamos a ele.

Na taça o vinho apresentou uma coloração rubi violácea de grande intensidade, bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, ligeiramente lentas e com certa cor também compunham o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas escuras, algo de especiarias (pimenta), leve herbáceo de fundo com baunilha e um toque animal.

Na boca o vinho se mostrou de corpo médio, taninos finos e ligeiramente rascantes mas integrados ao conjunto e acidez na medida. Retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um bom vinho que entra com boa vantagem numa lista de bom custo benefício. Para o dia a dia. O típico BBB (bom, bonito e barato). Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment