Monday, July 27, 2015

KM 0 Río de La Plata Gran Reserva Tannat

A Bodega Irurtia, produtora do vinho em questão, nasceu com a chegada ao Uruguai do imigrante Vasco Don Lorenzo Irurtia nos primeiros anos do século passado. Sua paixão pelos bons vinhos e a dedicação ao trabalho no cultivo da videira dão seus frutos em 1913 com a primeira vindima. A quarta geração da família Irurtia ainda está estabelecida em Carmelo e hoje administra  os negócios da família. Cinco irmãos, filhos e filhas de Dante Irurtia e Estela González assumiram o legado da família e o desafio de ir junto com seus antepassados por uma ​​estrada infinita, através da melhoria da qualidade de seus vinhos com a mesma paixão e dedicação de seus antepassados e a responsabilidade de manter e aumentar o reconhecimento internacional dos vinhos Irurtia, da cidade de Carmelo e do orgulho uruguaio.


Sobre o KM 0 Río de La Plata Gran Reserva Tannat, basta acrescentar que é um vinho 100% Tannat colhidas em um terroir considerado único no Uruguai, bem na nascente do Rio da Prata (daí o nome KM 0 Rio de La Plata) na costa de Carmelo. Envelhecimento de 18 meses em barricas de carvalho. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração violácea profunda, com algum brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e coloridas também tingiam as paredes da taça.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas vermelhas e escuras em compota, frutos secos, baunilha, flores e leve toque tostado ao fundo.

Na boca o vinho se mostrou encorpado, denso, de boa acidez e de taninos extremamente macios. Retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duracão.

Recebi mais esse belo exemplar do Winelands Clube do Vinho, o Clube que eu assino e recomendo.
 
Até o próximo!

No comments:

Post a Comment