Friday, February 26, 2016

Dica de Leitura: “Gastronômade Brasil – Vinhos e Espumantes”

Prezados leitores, hoje venho aqui utilizar este espaço que criei para curtirmos e discutirmos mais sobre o mundo do vinho para divulgar o trabalho de uma pessoa que, graças a este mundo do vinho, tive a oportunidade e a honra de conhecer. E agradeço muito por isso, pois ela entende muito do assunto e é sempre muito bacana quando o assunto é compartilhar conhecimento. Estou falando da Alessandra Esteves, autora também dos livros “Vinhos da Austrália” e “Vinhos da Itália”, editora do site www.alessandraesteves.com e apresenta um podcast de vinhos gravado em português e atualizado semanalmente. Ela ainda lançou o aplicativo para smartphones “Dama do Vinho”, que reúne informações diversificadas para os amantes do vinho num mesmo lugar, como dicas de harmonização, notícias, vídeos e uma biblioteca com boas sugestões de livros sobre o assunto.


A Alessandra Esteves, especialista em vinhos, está envolvida em mais um trabalho interessante, no qual apresenta um verdadeiro guia sobre os melhores vinhos e espumantes produzidos no Brasil. Alessandra é autora do livro “Gastronômade Brasil – Vinhos e Espumantes”, em parceria com Renata Runge, que escreve sobre gastronomia na publicação. O livro será lançado no próximo dia 16 de março, com autógrafos e coquetel, na Livraria da Vila, no shopping JK Iguatemi (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041), em São Paulo (SP), das 18h30 às 21h30. No coquetel, mais de 10 vinícolas nacionais de peso, como Chandon, Miolo e Cave Geisse, entre outras, apresentarão seus vinhos aos convidados.

Em 70 páginas do livro – de um total de 175 -, Alessandra avalia vinhos e espumantes de várias regiões brasileiras, incluindo novas áreas de produção, como o interior de São Paulo, o Rio Grande do Sul na fronteira com o Uruguai e até o Nordeste. Além disso, também harmoniza as bebidas com todas as receitas apresentadas na publicação. Inspirado no conceito do famoso festival gastronômico norte-americano “Outstanding in the Field”, a proposta do Gastronômade é de ser um “restaurante sem paredes”, uma vitrine itinerante da sustentabilidade, conectando gastronomia de qualidade, gourmands e produtores locais. Com 48 edições já realizadas e quase 5.000 pessoas servidas, o grupo retorna em março a cinco estados do Brasil para mais uma rodada de eventos e aproveita a temporada para lançar o livro “Gastronômade Brasil – Vinhos e Espumantes”, um marco para comemorar o quinto ano do projeto no País e celebrar os prazeres de criar, preparar e desfrutar de boa comida. O livro teve o apoio da Tozzini Freire Advogados, através da Lei Rouanet .

Só me resta dizer que estarei presente no dia do lançamento, tietando e aplaudindo mais este excelente trabalho desta pessoa incrível que tem se dedicado aos vinhos com muito esmero e que tem colhido os frutos de tal dedicação. Ficam aqui meus votos de sucesso, cada vez mais.

Até o próximo!

4 comments:

  1. Victor,
    obrigada por compartilhar com seus leitores e pelas palavras! Abraço e nos vemos no lançamento,
    Ale Esteves

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ale,

      É sempre um prazer compartilhar seu talento com meus leitores. Nos vemos lá!
      Abraços,

      Victor

      Delete
  2. Victor, bom dia,
    Apenas para confirmar se o evento será aberto ao público. Abraços!
    Daniela

    ReplyDelete
    Replies
    1. Daniela,

      Boa tarde!

      Sim, o evento é aberto ao público! Nos vemos lá?

      Abraços!

      Delete