Wednesday, December 21, 2016

Vale dos Amantes Douro 2014

A Emcodouro é uma empresa especializada em exportação para todo o mercado global de produtos oriundos da Região Demarcada do Douro, criada em 1756 pelo Marquês de Pombal. Entretanto, a empresa é relativamente recente no mundo dos vinhos. O conhecimento e habilidade com as uvas, porém, vem desde muito tempo. Os produtores vivem em um dos lugares mais pitorescos do Douro, em Nossa Senhora da Conceição, na Vila Real. 


Sobre o Vale dos Amantes Douro 2014, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito a partir de castas autóctones portuguesas, entre elas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca, sem passagem por madeira e com estabilização de 6 meses em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração violácea de média para grande intensidade com bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos frescos, flores e toques de chocolate.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um bom vinho para o dia a dia, ainda mais se levarmos em conta o custo benefício (cerca de 40 dinheiros). Acompanhou uma costela de porco assada com sal grosso de maneira sublime. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment