Tuesday, January 3, 2017

Rivus Rosso Toscano 2014

O vinho de hoje é produzido pela Poggio Nardone, uma pequena propriedade no coração da Toscana, na Itália, fronteiriça com a propriedade de Mocali, na região de Tavernelle em Montalcino. Lá, a modesta propriedade (menos de 10ha), de solo compacto e calcário combinado a vinhedos de alta altitude (quase 1,500 pés) produz vinhos tintos densos e que tendem a envelhecer muito bem. Fundada em 1996 e mesmo com a família Ciacci sendo proprietária da vinícola por algum tempo, não foi até Tiziano e Alessandra, então recém-casados, com a ajuda de velhos manuscritos, que se conseguiu determinar o real tamanho e valor da propriedade.


Sobre o Rivus Rosso Toscano 2014, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito com base na uva Sangiovese (cerca de 70% do vinho), acrescido de uvas Canaiolo e Trebbiano. Até por isso é um vinho que não recebe uma DOC específica, sendo um IGT toscano. Como a proposta do vinho é ser mais jovem e fácil de se beber, não tem passagem por madeira. Vamos então as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi de média intensidade, bom brilho e boa limpidez. Presença de leve halo granada. Lágrimas finas, espaçadas e sem cor também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, toques terrosos, chá preto e algo de ervas.

Na boca o vinho tinha corpo médio, ótima acidez e taninos redondos. O retrogosto confirma o olfato e o final era longo e muito saboroso.


Um ótimo vinho italiano, trazido pela importadora mineira Casa Rio Verde, que também possui um clube de vinhos bem interessante que estou conhecendo e recomendo. Foi harmonizado com pizzas caseiras como esta, da foto acima, de muzarela de búfala e tomate seco.Para ter mais informações sobre o vinho acessem: VinhoSite e VinhoClube.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment