Thursday, July 20, 2017

Norte 32 Etiqueta Negra 2014: Vinho mexicano no Balaio!

O projeto Norte 32 de vinhos nasceu em 2002 como um projeto de aposentadoria do Capitão Oscar E. Obregón após anos de trabalho e dedicação à aviação, uma paixão que precedeu a sua paixão atual pelo vinho. Neste mesmo ano, adquiriu uma pequena propriedade no coração do Valle de Guadalupe, localizada ao norte paralelo 32, no México. No início de 2003 cerca de 7 hectares são plantados, 20.000 plantas, principalmente a partir de 2 variedades; Merlot e Cabernet Sauvignon. Em 2005 é feita a primeira colheita do Norte 32, um blend de Cabernet Sauvignon, Nebbiolo e Grenache com 330 caixas de vinho produzidas. A próxima safra do Norte 32 (2006) é um corte diferente, este ano o produtor de renome, José Luis Durand, decide mudar o blend, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. E assim fora feito a cada ano, com um blend diferente. Atualmente a vinícola "North 32" produz cerca de 4.000 caixas por ano e todo o processo de vinificação é realizada nas instalações construídas em 2008, que tem suas portas abertas para passeios e degustações.


Sobre o Norte 32 Etiqueta Negra 2014, podemos ainda acrescentar que o vinho é um blend das uvas Tempranillo e Syrah com passagem de 7 meses em barricas de carvalho americano e francês. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração violácea de grande intensidade com bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e com alguma cor também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de caramelo, baunilha, frutas vermelhas e especiarias. Madeira um pouco pronunciada no nariz.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, acidez um pouco abaixo do esperado e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um vinho "diferente" que provamos por aqui, de um lugar pouco conhecido por seus vinhos (México) com um blend pouco usual e que, vale conhecer, mas que tem alguns defeitinhos como por exemplo a madeira muito pronunciada no nariz principalmente e acidez um pouco baixa. De qualquer maneira, mas uma ótima experiência que obtivemos por aqui.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment