Wednesday, April 4, 2018

H.O. Colheita 2015 Tinto

A família Horta Osório e seus antepassados cultivam a vinha e produzem vinhos na Região Demarcada do Douro (a mais antiga região demarcada do mundo) desde o século XVII embora a linha atual tenha sido lançada ao mercado somente em 2012. Os seus vinhos H.O. provem exclusivamente de uvas produzidas de vinhas próprias da Casa Agrícola Horta Osório S.A., onde, além de "vinhas velhas"foram plantadas as melhores castas tradicionais do Douro em terroirs únicos. Os vinhos são produzidos sob a orientação dos enólogos João Brito e Cunha além de Fernando Lázaro. Os vinhos da H.O - Horta Osório Wines aliam a tradição do Douro às mais recentes técnicas de produção vitivinícola com a sabedoria, determinação e visão do seu fundador e proprietário.


Sobre o H.O. Colheita 2015 Tinto podemos ainda acrescentar que é um vinho feito a partir das castas autóctones Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão com estágio de 15 meses em barricas de carvalho Francês. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de grande intensidade com algum brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas e coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, flores, especiarias com algo de ervas secas ao fundo.

Na boca o vinho apresentou corpo médio para encorpado, ótima acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Um bom vinho português para o dia a dia mas que também possui certa complexidade para acompanhar algumas refeições mais pesadas. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment