Thursday, July 7, 2011

Os vinhos mais subestimados mundialmente por Matt Kramer

Provavelmente é justo dizer que nenhum amante de vinho, uma vez além do nível básico de pegar uma garrafa para jantar no supermercado está ciente do que poderia ser chamado de "a injustiça do mundo do vinho." Esta injustiça é realmente uma questão de reconhecimento que, muitas vezes por razões não aparentes, alguns vinhos muito bons recebem pouca atenção. Eles são, em uma palavra, "subestimados".

Antes de irmos adiante, vamos considerar esta palavra potente. À primeira vista você pensaria que "subestimados" envolve - prepare-se - pontuações. No macartismo moderno daqueles que acusam os críticos de vinho de terem distorcido o mundo do vinho através da utilização de sistemas de pontuação, permita-me sugerir que o conceito de subestimados tem pouco a ver com tais pontuações.

Ah, claro, se um vinho recebe, digamos, 100 pontos, todos vão sentar e tomar nota. Mas isso tem menos a ver com a pontuação em si do que com a idéia de que alguém, em algum lugar, encontrou um vinho especial para ser perfeito. Por definição, esse evento é tão raro como ser intrinsecamente digno de atenção.

Em vez disso, a noção de subestimado é melhor expressa e compreendida através da lente do que é, indiscutivelmente, o sistema mundial de pontuação mais poderoso: o dinheiro.

Se eu aprendi alguma coisa na minha vida até agora, é esta: o dinheiro é a forma mais sincera de elogio. Você pode examinar todas as pontuações mais altas para vinhos que você se importa, mas se o vinho em questão não apelar para o paladar popular, então as pessoas não vão votar com suas carteiras. Pontuações são-me perdoe-superestimadas.

Quer uma prova? Dê uma olhada na pontuação de qualquer crítico que você escolher para examinar, e eu prometo que você vai encontrar vários vinhos de sobremesa doce de Sauternes, Áustria, Hungria, Califórnia, Austrália e Alemanha, que regularmente, mesmo habitualmente, recebem pontuações que estão sempre acima dos 90 pontos, puxando sempre para quase 100. Será que esses vinhos comandam preços elevados correspondentemente , especialmente tendo em conta os custos desproporcionalmente altos de produzi-los? Não. Nem, na maioria das vezes, eles são cobiçados. O mesmo aplica-se, a propósito, aos vinhos do Porto. E eu não vou nem discutir a situação do Jerez.

Tudo isto mostra que as pontuações são, para usar uma frase, além do ponto. É o dinheiro que importa. É o dinheiro que nos diz se um vinho é "subestimado".

Deixe-me dar um exemplo. Vinte anos atrás, você poderia dizer com segurança que Barolo foi seriamente subestimado. Em todos os lugares, críticos concordaram que o Barolo era o melhor vinho tinto da Itália, mas o seu preço era irrisório, tanto dentro como fora da Itália. O mesmo aconteceu com o Barbera outrora humilde. Não mais.

Os Pinot Noir do Oregon são subestimados? Dê uma olhada nos preços e você me diz. Idem para os Pinots do Russian River Valley.

O Cabernet Sauvignon do Napa Valley é subestimado? Eu acho que todos nós sabemos a resposta para isso. Mas e sobre o Cabernet de Sonoma County? Seus defensores, olhando com inveja para os preços do Napa para a variedade, dizem que o Cabernet de Sonoma é realmente subestimado.

Bordeaux é subestimado? Certamente não no nível dos classificados, mas muito provavelmente sim quando o vinho se encontra no status abaixo dos de elite. O Champagne francês, incluindo os pequenos produtores, é subestimado? Olhem para os seus preços. Eu acho que não.

Os vinhos austríacos são subestimados? Se você é um fã pode-se dizer que eles não tenham sido dado o seu público cativo. No entanto, eles estão longe de ser baratos. Vinhos austríacos desfrutam de uma platéia local fervorosa e um igualmente fervoroso, se menor, círculo de torcedores estrangeiros. Ambos estão dispostos a pagar preços bastante respeitáveis.

E o que dizer de Borgonha, você pergunta? Dada a intensidade da demanda e os preços geralmente altos, eu quase não acho que ninguém poderia legitimamente descrever a Borgonha como subestimada.

Agora deixe-me alargar o âmbito. Quais os vinhos que você acha que são subestimados hoje? Quais os vinhos não estão recebendo os preços que eles merecem dada a sua excepcional qualidade e / ou e isto é importante, a sua originalidade?

Permitam-me apresentar alguns vinhos os quais eu entendo que se encontram nesta "categoria":

Apenas tudo do Vale do Loire

Pode existir qualquer outra área do mundo, e incluo nações inteiras como Argentina e Chile nisto, onde os vinhos são mais subestimados do que no Vale do Loire na França? Quando você pensa sobre os dois, a originalidade e a qualidade exemplar, exibida pelos melhores produtores em Chinon, Bourgueil, Saumur, Sancerre, Vouvray, Muscadet, Savennières, de Quarts Chaume, Bonnezeaux e Coteaux du Layon, pode haver qualquer dúvida de que estes vinhos são subestimados?

Cada vez mais, acho que as compras para minha adega são desproporcionalmente de vinhos do Vale do Loire, especialmente os grandes Cabernet Francs de Chinon e Bourgueil e os brancos de Muscadet. Olhe para os preços, mesmo dos melhores produtores das zonas, e você vai concordar que a única palavra que cabe aqui é "subestimado".

Chianti Classico

Claro, por sua própria culpa que os produtores de Chianti fizeram tal confusão de coisas nos últimos 25 anos. Houve muita Cabernet Sauvignon, muita Merlot, muita Syrah, muita barrica nova de carvalho francês, muita experimentação e pouquíssimo foco em sua própria e excelente variedade de uva tinta autóctone, a Sangiovese.

Mas esses dias estão, se não acabados, desaparecendo rapidamente. Na última década, os melhores vinhos de Chianti Classico são muito provavelmente tão bons quanto qualquer um que esta antiga zona já produziu. O uso de barricas novas de carvalho tem diminuído dramaticamente; o emprego de cortes com variedades internacionaisé agora muito mais criterioso, e há um novo orgulho em apresentar todo o potencial da Sangiovese.

Contudo, o preço conta outra história: o Chianti Classico ainda não foi redimido aos olhos do público ou palato. Eu diria que ele permanece no lado subestimado do livro.

Cru Beaujolais

Agora, aqui está um exemplo de uma categoria de vinhos que não é meramente subestimada como quase auto-destrutiva. Os produtores de Beaujolais consagraram-se com a categoria ignorantedo Beaujolais Nouveau. Conseqüentemente, as últimas décadas viram uma corrosão dos preços e de estima pública que só agora está começando a ser revertida.

Aqui está a minha previsão: embora o melhor cru Beaujolais se encaixar perfeitamente na categoria subestimado hoje, o pêndulo está se movendo. Eu prevejo que dentro de cinco anos, cru Beaujolais já não será legitimamente subestimado. E, claro, vamos pagar em conformidade com a categoria dos vinhos.

A lista de possibilidades em todo o mundo é considerável, até mesmo extensa. Ela inclui lugares como Alsácia, Sicília, Grécia, Hungria, Argentina, Chile, Tasmânia e a Croácia, para citar apenas alguns exemplos.

Ou talvez essa discussão pode ser servido através da ótica da variedade de uva: Teroldego, Gamay Noir, Lagrein, Pinot Blanc, Zinfandel, Touriga Nacional, Tempranillo e até mesmo Riesling.

Você me diz. Qual é a sua definição de "subestimado"? Quais os vinhos que você acredita se enquadram nessa categoria, e por quê? Todos nós podemos obter algumas dicas de boas compras nestas listas!

2 comments:

  1. Super interessante o artigo, mas infelizmente não se aplica à realidade brasileira, em termos de valor absoluto.

    É só pegar o preço que se paga em alguns dos vinhos considerados "subestimados" pelo Kramer aqui no Brasil: Chianti Clássico (o ordinário não conta), os Cru Beaujolais ou bons exemplares do Loire.

    Impossível achar algo abaixo de 60 reais, falando dos exemplares mais "baratinhos".

    ReplyDelete
  2. Alexandre,

    Obrigado pela visita.

    Concordo plenamente com o que vc citou em seu comentário. Mas invariavelmente a realidade do Brasil, seja no mundo vitivinícola, seja em qualquer outro mercado nunca bate com o que se discute mundialmente, certo?

    De qqer maneira, fico grato pela sua colaboração, é muito importante pra mim!

    Abraços,

    Victor

    ReplyDelete