Friday, October 14, 2011

Miolo Seleção Chardonnay Viognier 2010

Já havia ouvido falar muito desta linha seleção da Miolo e como sua relação custo x benefício melhorou quando da sua mudança para o projeto Seival, na Campanha Gaúcha. Acontece que, até mesmo contra a minha vontade, eu tenho um certo preconceito com vinhos nacionais por que normalmente eles pecam por duas coisas principais: falta de qualidade e/ou preços altos. Evidentemente que nem todos os vinhos nacionais se encontram nesta vala comum e eu fico realmente satisfeito quando encontro um que se saia melhor do que a encomenda. E foi o que aconteceu no caso deste vinho da linha de entrada da Miolo. Elaborado com as castas Chardonnay e Viognier, este vinho é preservado em tanques de inox e não sofre fermentação maloláctica. Bem, vamos as impressões.
Na taça o vinho apresentou uma cor amarelo levemente dourada com alguns reflexos esverdeados. Lágrimas finas, rápidas e abundantes também se formavam na taça. 

No nariz o vinho se abriu com aromas de frutas tropicais como abacaxi, pêssego e maracujá. Leve fundo floral. No fundo de taça era possível sentir algo como mel.

Na boca o vinho tinha corpo leve, boa acidez gerando agradável frescor, e álcool na medida sem "espetar". Confirma em boca as frutas tropicais em um final curto/médio que lembra melão e leve citricidade. Muito interessante.

Um vinho simples, direto, extremamente agradável e por um preço incrivelmente baixo. Com certeza vale para um noite quente ou com comidas leves. Eu recomendo!!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment