Wednesday, October 12, 2011

Cuvée Saint Roch 2007

Como já é de praxe, final de semana (e principalmente aos domingos) é dia de provar vinhos novos. E o escolhido deste domingo passado foi este belíssimo exemplar francês do sul do Rhône, da AOC Vacqueyras. Formado por um blend das uvas Grenache, Syrah, Mourvédre como de praxe na região, as uvas são vinificadas separadamente para que consigam colher cada uma em sua maturação ideal. As vinhas são velhas, com idades girando entre 30 e 60 anos e o solo é de carácter argiloso. O vinho estagiou em tanques de inox antes de ser engarrafado porém não passa por envelhecimento em barricas. Uma última curiosidade sobre o vinho é que o mesmo recebeu 90 pontos de Robert Parker, o que é um fator interessante de compra e valor sobre o vinho. Este vinho chegou até mim pelo Smart Buy Wines Club, clube de vinhos no qual você se associa e a cada dois meses você tem o direito a receber 3 belos vinhos a um determinado valor. A meu ver, um excelente negócio. Sem maiores delongas vamos as impressões.

Primeiro preciso relatar um susto que tomei. Mesmo tendo mantido o vinho na posição horizontal, ao abrigo da luz e em minha adega climatizada, assim que retirei a cápsula notei que algo estaria errado: o vinho havia atravessado a rolha e vazado levemente, ainda dentro da cápsula. Confesso que na hora fiquei bem chateado e pensando que havia perdido o vinho. Felizmente consegui retirar a rolha sem maiores problemas e o vinho ainda estava em perfeitas condições de consumo!

Na taça o vinho apresentou uma cor rubi já tendendo ao granada, com algum halo de evolução. Lágrimas finas, rápidas e incolores também podiam ser observadas.

No nariz o vinho abriu com muitas ervas (secas) e especiarias (notadamente pimenta) sobre um fundo de frutas escuras mais maduras. Ainda era possível sentir alguma coisa como carne defumada para completar a paleta olfativa.

Na boca o vinho tinha um corpo médio para cheio, boa acidez, taninos finos, presentes e alguma coisa adstringentes. Confirma ervas e frutas num final longo e delicioso, suculento. Sempre pede mais um gole. Se não tomar cuidado a garrafa se acaba muito rápido.

Mais um excelente vinho que a Smart Buy Wines trouxe para seus assinantes. Não canso de elogiar pois apesar de não ser um clube "barato" os vinhos confirmam a fama e entregam o quanto custam. Eu recomendo!!! Aliás, aproveitando a oportunidade gostaria de agradecer também a Smart Buy Wines pois a pouco tempo recebi um vinho de presente em virtude da indicação e posterior associação de um amigo ao clube de vinhos. Valeu!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment