Monday, October 24, 2011

Doña Paula Estate Cabernet Sauvignon 2009

Este vinho é um exemplar de uma das grandes e conhecidas vinícolas de Mendoza, na Argentina, a Doña Paula. Não é o vinho de entrada da vinícola nem tão pouco seu top, sendo de uma linha intermediária que já tem um pouco mais de esmero e qualidade. Com uvas 100% Cabernet Sauvignon provenientes de Luján de Cuyo, aos pés do Andes, este vinho passa por afinamento de 10 a 12 meses em carvalho francês (33% novos). Vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor violácea sem qualquer traço de maior evolução, bem escura e brilhante. lágrimas finas, rápidas e bem coloridas tingiam as paredes da taça.

No nariz o vinho se mostrou até comportado e elegante, bem diferente dos vinhos do novo mundo, mostrando boa integração entre as frutas escuras e madeira (baunilha e algo lácteo). Ao fundo algo de especiarias também era possível se notar. 

Na boca o vinho tinha corpo médio, acidez moderada, taninos firmes, presentes mas também bem integrados ao vinho. Confirma frutas e tem final médio longo com lembrança láctea também. Álcool espeta um pouco, mas não interfere no conjunto.

Enfim, um excelente vinho, muita qualidade, muito elegante e integrado, sem aquela coisa de bomba de frutas+madeira que a gente tem visto hoje em dia. Eu recomendo, apesar do preço um pouco mais salgado.

Até o próximo.


No comments:

Post a Comment