Thursday, February 14, 2013

Educated Guess Cabernet Sauvignon 2009: Revisitando o passado

Este é o primeiro(e único) vinho degustado neste carnaval. Por incrível que pareça este feriado foi regado a poucos vinhos em detrimento a caipirinhas, cervejas e outros. Não que meu gosto e/ou interesse por vinhos tenha diminuído mas é que realmente as opções e oportunidades que se apresentaram nestes dias foram direcionadas em outro caminho e eu acabei por revisitar um vinho o qual eu já havia provado uma safra anterior e que tinha gostado muito, aproveitando a oportunidade de apresentá-lo também a minha noiva. E as expectativas foram confirmadas, apesar do susto inicial (a rolha apresentava pequenos sinais de infiltração sem alterar o sabor do vinho felizmente).

Como me esqueci de fotografar a garrafa, segue uma foto da rolha devidamente trabalhada com o  conceito da marca.

Como no post anterior sobre a safra 2006 deste vinho (relembrem aqui) eu já falei um pouco sobre a vinícola e o conceito do vinho, vou me ater ao vinho em si. . Com uma composição de 89% Cabernet Sauvignon, 6% Merlot, 4% Cabernet Franc e 1% Petit Verdot, o vinho passa por 12 meses em barricas francesas e americanas para maturação e afinamento. Vamos ver se as impressões sobre o mesmo se confirmaram desta vez.

Na taça o vinho apresentou uma cor violácea intensa e com pouca transparência, quase impenetrável. Lágrimas finas, ligeiramente coloridas e bem rapidas. 

No nariz o vinho se abriu mostrando aromas de frutas escuras. Toques de especiarias e de baunilha complementavam a conjunto. Com um pouco de tempo em taça, leve lembrança de tostado tomou também o ambiente. Álcool um pouco aparente mas que diminui com o tempo.

Na boca um vinho de corpo médio, boa acidez e taninos finos, redondos e macios. Álcool aparece um pouco de início mas some com o tempo, deixando um retrogosto essencialmente frutado e com toques de chocolate. Sem amargor e com um final de média duração.

O vinho confirmou nesta safra a consistência que esperamos quando tratamos de qualidade, somente deixando mais profundas as marcas da boa impressão inicial. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment