Tuesday, November 26, 2013

Santovino Ristorante: Comendo e bebendo bem e a preços justos

Este final de ano tem sido de boas notícias e por isso, sempre existe um motivo e um momento para celebrarmos. Imbuídos desta certeza resolvemos experimentar um restaurante que a tempos tenho ouvido e lido excelentes comentários pelo mundo virtual, o Santovino Ristorante. Um dos principais elogios feitos ao estabelecimento se deve ao fato de que seus vinhos são vendidos a preço de importadora, facilitando então o nosso acesso a esta bebida, normalmente tão cara em outros estabelecimentos do gênero.

Além disso o Santovino Ristorante, como o nome já denuncia, tem  seu foco na tradicional cozinha italiana, mesclando clássicos italianos com toques de ingredientes e pratos autorais do chef. Aliás, o chef tem uma larga experiência em trabalhar em restaurantes italianos aqui em sampa e inclusive já foi diplomado pela academia italiana de culinária. 


Entrando no clima da epópeia italiana que se aproximava, resolvi escolher um vinho vindo de lá, reascendendo inclusive memórias recentes de minha viagem de lua de mel para um dos lugares mais fantásticos que já visitei: a Toscana. O vinho escolhido então foi o Santa Cristina 2012, um IGT Toscano e um dos primeiros vinhos a fugir das regras de produção de vinhos da região por misturar uvas francesas em sua composição. Em pouco tempo, se tornou uma referência na região e muitos produtores tentarem imitá-lo. O Santa Cristina 2012 é um vinho feito com 60% Sangiovese e 40% de um blend entre Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, sendo que metade tem passagem em barricas francesas e a outra metade em inox. Na taça o vinho mostrou uma cor rubi violácea de média intensidade e pouca transparência. No nariz aromas de frutas vermelhas, flores e um toque terroso muito interessante. Na boca um corpo médio, taninos redondos e macios e uma excelente acidez (característica dos vinhos da região e que os torna excelentes companheiros de uma boa refeição). Final longo e confirmando o olfato.


Para acompanhar o vinho, os pratos que escolhemos foi o Tortelloni Di Ricotta e Pecorino Al Tartufo Nero e o Brasato Di Vitello Al Vino Rosso, o primeiro uma massa recheada com a mistura dos dois queijos (um mais suave e que dá cremosidade e o outro mais forte e que acrescenta sabor) num delicioso molho com toque trufado e o outro uma carne de vitelo marinado e assado lentamente em vinho tinto e acompanhado de um purê de batatas com toques também de trufas, ambos deliciosos, frescos e preparados com todo capricho que o restaurante se propõe. De se comer de joelhos. Para fechar, nada melhor que um autentico Tiramisu italiano de cair o queixo e pedir mais.


O Santovino Ristorante faz jus a fama que tem sido disseminada no mundo virtual e nas publicações especializadas, e mais do que isso, o atendimento a atenção despendidos por toda equipe é louvável, tivemos até de lambuja uma visita a adega deles, que fica no subsolo e é totalmente climatizada para a conservação ideal dos vinhos lá disponíveis. Eu diria mais, um exemplo a ser seguido. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment