Wednesday, April 29, 2015

Loja de Vinhos na França promove cursos em Português!

Essa é para você, prezado leitor, que tem viagem marcada ou ainda pretende se decidir por uma viagem a França nos próximos meses. Ao que tudo indica, se você for um enófilo inveterado, a balança vai pender pro lado de Paris, caso ainda esteja na dúvida. As caves Legrand, um dos melhores endereços para degustar e comprar vinhos em Paris, vai oferecer, a partir de maio deste ano, cursos de degustação em português. A ideia é atender a crescente demanda de clientes e turistas brasileiros, cada vez mais interessados em descobrir as especificidades dos crus franceses. 


Inaugurada em 1880, a Legrand é uma das mais bonitas, prestigiosas e completas caves de Paris. Tem mais de 5 mil rótulos, de 360 produtores, incluindo desde os maiores crus franceses, até vinhos raros de pequenos produtores. As garrafas compradas na cave também podem ser degustadas, sem nenhum acréscimo, no Comptoir, o bar e restaurante da Legrand, que funciona de segunda à sábado, das 12 às 20h. O acesso ao bar se faz pela belíssima galeria Vivienne. Com seu solo em mosaico e teto de vidro que datam de 1823, a galeria, tombada pelo patrimônio histórico, é uma das mais belas de Paris. Somente a arquitetura e a decoração já valem a visita.


A programação inclui três opções de cursos, com duração de 3 horas cada um. O curso principal é dedicado aos "Grand Crus" e inclui os melhores vinhos de regiões célebres como Margaux, em Bordeaux, Gevrey-Chambertin, na Borgonha, ou, ainda, Côte Rotie, na região do Rhône. Já a opção "Vins de Vignerons" tem foco em vinhos com estilo e personalidade próprios, elaborados por pequenos produtores, com ótimo custo benefício. A terceira opção é um giro pelos maiores vinhos brancos franceses, passando por regiões como a Alsácia, Loire ou Borgonha.


Os cursos serão estruturados em três partes: iniciação aos métodos de vinificação e discussão sobre o conceito de terroir; aplicação de técnicas de degustação para análise visual, olfativa e gustativa dos vinhos; e finalmente, a degustação propriamente dita. Durante cada seção, serão degustados 6 vinhos franceses, acompanhados de "amuses-bouches" e tira-gostos harmonizados, como queijos, frios, canapés, antepastos e frutas.


As degustações fazem parte de um projeto mais amplo que têm como foco o mercado e os consumidores brasileiros. Além dos cursos em português, a casa também investiu na contratação de um profissional especializado para atender a clientela brasileira. "O objetivo é oferecer os serviços que temos hoje em francês, também em português, entre eles, degustações, conselho para a formação de adegas particulares, organização de eventos, além do atendimento personalizado para a venda de vinhos", explica Gerard Sibourd-Baudry, diretor da casa.

A programação dos cursos pode ser consultada no site da Legrand, pelo endereço : http://www.caves-legrand.com/fr/paris/agenda-reservation

Reservas e mais informações também podem ser obtidas diretamente, em português ou em francês, pelo email : ana-carolina@caves-legrand.com

E então? O que acham? Se vocês estiverem passando por Paris, eu recomendo que ao menos deem uma olhada na Legrand que de repente algum dos cursos podem estar acontecendo na mesma época e você poderá se aprofundar ainda mais no assunto vinhos franceses com os expert no assunto!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment