Monday, April 13, 2015

Itaú Personnalité, Praça São Lourenço&Ricasoli Brolio Chianti Clássico

Vocês devem estar se perguntando o por que do título deste post ou mesmo o que seria a soma destas coisas a princípio sem relação que apareceram por lá. Eu explico. Na oportunidade de comemorar meu aniversário, procurava um lugar bacana para que eu pudesse ter um jantar gostoso e passar um tempo de qualidade em companhia da minha esposa e filha. E não é que, em uma de minhas pesquisas descobri que o Restaurante Praça São Lourenço, sempre muito bacana e de boas referências por aqui, faz parte da lista de restaurantes que preparam um menu degustação exclusivamente para clientes do banco Itaú Personnalité? Então a minha escolha estava feita.


O sistema de menu degustação é muito interessante pois o o cliente experimenta, em uma só refeição, diversos pratos em porções menores do que as habituais. Em geral, as receitas são especialidades do chef, ou seja, uma amostra do melhor que a casa tem a oferecer. É como se o chef tivesse a oportunidade de mostrar todas suas habilidades. Normalmente é a oportunidade de se conhecer o trabalho autoral do mesmo. É desenvolvido em conjunto com os fornecedores de matéria prima e em geral, tem muita qualidade. No entanto é preciso disposição, pois mesmo que as porções sejam em tamanho reduzido, no final das várias etapas, você terá comido o mesmo que uma refeição "padrão" com entrada, prato principal e sobremesa.

O Restaurante Praça São Lourenço tem como principais atrativos uma gastronomia de alto padrão, um ambiente agradável e tranquilo de 1.500 metros quadrados e sua excelente localização, no coração do agitado bairro da Vila Olímpia. O ambiente aliás, é um show a parte e se apresenta todo envidraçado e como se estivesse apoiado em troncos de árvore, além de um jardim aberto incrível. A casa, aberta há nove anos, oferece menu à la carte no jantar, assinado pelo chef Felipe Mirasierras, com pratos de influências variadas. E neste mês de Março que passou a pouco, completa 10 anos de existência, comemorando com a criação de um cardápio especial para o jantar, com os melhores pratos destes 10 anos de vida, revisitados de uma forma toda nova e especial.

Começamos a brincadeira do menu degustação Itaú Personnalité com carpaccio de cogumelo Porto Belo, pinolis, queijo de cabra, vinagrete balsâmico e mini agrião. Como fã confesso de cogumelos, posso dizer que a textura e sabores adocicados destes com o amargor característico do agrião e o toque balsâmico combinaram de maneira ímpar.

A segunda entrada do menu degustação Itaú Personnalité era composto de pupunha crocante com salsa verde e rúcula selvagem. Sensacional e bem típico do Brasil. Gostei!


A coisa começou a ficar um pouco mais séria no menu degustação Itaú Personnalité quando chegou a vez do bacalhau do tipo Gadus Morthua sobre cama de batatas rusticas, creme de ervilhas e rúcula. A posta de bacalhau era muito generosa e estava assada a perfeição, tenra e molhadinha. Delicioso!


O próximo prato do menu degustação Itaú Personnalité que surgiu sobre nossa mesa foi um belo bombom de alcatra com mil folhas de mandioca e caldo de tutano. O ponto da carne estava perfeito, selada por fora e tenra e rosada por dentro e a untuosidade do mil folhas fizeram a alegria.


E o gran finale do menu degustação Itaú Personnalité ficou por conta de um delicioso mil folhas de pêra com caramelo e sorbet de limão siciliano, que por não ter um apelo muito adocicado, fechou com suavidade a refeição.


Já estão se perguntando se eu não iria falar do vinho que acompanhou a noite, não é mesmo? Vou sim, e é agora. Fomos de Ricasoli Brolio Chianti Clássico 2010. A Itália e sua bela Toscana sempre que possível, estão entre minhas escolhas e quando vi este rótulo na carta, achei que seria um porto seguro. E foi. Produzido pela Tenuta Barone Ricasoli, foi elaborado com uvas Sangiovese (80%), Merlot (10%) e Cabernet Sauvignon (10%) oriundas de uma área denominada Gaiole in Chianti passando 9 meses em pequenas barricas e grandes tonéis de carvalho para envelhecimento. 

O vinho apresentou uma coloração rubi de média intensidade, alguma brilho e boa limpidez. Já nos aromas, frutas vermelhas silvestres, flores com toques de ervas. Na boca apresentou corpo médio para encorpado, boa complexidade com taninos presentes e acidez gulosa. Confirma os aromas e acrescenta toque de especiarias. O final era longo e saboroso. Belo vinho.

Para quem é cliente Itaú Personnalité, recomendo provar o menu degustação do Restaurante Praça São Lourenço. Conciso, saboroso e muito bem elaborado, irá agradar aos mais refinados paladares. Enquanto isso iremos provar outras opções que ofereçam tais serviços e compartilharemos por aqui.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment