Monday, January 18, 2016

Milcampos Viñas Viejas Tempranillo 2012

Este vinho é produzido em Ribera del Duero, uma das denominações de origem da Espanha de maior prestígio. As uvas que lhe dão origem são provenientes de vinhas antigas, com mais de 40 anos de idade. A vinícola La Milagrosa, produtora do Milcampos Viñas Viejas Tempranillo 2012, foi fundada em 1962 como uma cooperativa com o objetivo de resolver os problemas de elaboração de vinhos com uvas plantadas nas cidades de Milagros, Pardilla, Montejo de la Vega y de la Serrezuela, Torregalindo e Fuentenebro. Nos anos 70 e 80 a vinícola enfrentou crise econômica e teve que se reinventar. Atualmente, com mais de 210 viticultores sócios e uma estrutura moderna com capacidade de vinificar 1.500 toneladas de uva por ano, a Bodela La Milagrosa se dedica a produção de vinhos segundo o regulamento da DO Ribera del Duero.


Sobre o Milcampos Viñas Viejas Tempranillo 2012, podemos acrescentar que é um vinho elabora 100% com uvas Tempranillo e que passa por 10 meses de envelhecimento em barricas de carvalho americano e húngaro. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de grande intensidade, algum brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também faziam parte do aspecto visual. 

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, flores e especiarias. 

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos redondos. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Um bom vinho espanhol, que pode ser degustado sozinho ou acompanhando carnes mais temperadas, pizzas mais elaboradas e cozinha espanhola em geral.Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

2 comments:

  1. Na minha opinião esse vinho necessita do uso de decanter embora seja um vinho novo. O ganho em aromas é significativo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá!

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Sinceramente não percebi grandes mudanças com o decorrer do tempo do vinho em taça/garrafa aberta e nem tanta estrutura que se beneficiasse do uso de decanter mas, numa próxima irei tentar para verificar se obterei ganhos.

      Abraços!

      Delete