Wednesday, January 6, 2016

Vizar Doze Meses 2009: Um baita vinho espanhol

Como fiz questão de deixar meu público, pequeno mas fiel, curioso com relação ao vinho provado durante o almoço realizado no restaurante Elle 5 (post anterior, aqui), chegou a hora de revelar todos os aspectos sobre o mesmo. E eis que surge seu nome: Vizar Doze Meses 2009. Vamos ver o que descobrimos sobre ele?


A Bodegas Vizar, produtora do vinho em questão, está situada nos arredores de Valladolid, nas encostas do Rio Douro, do lado Espanhol e conta com 90 hectares de terras onde se encontram tanto a sede da vinícola como todos os seus vinhedos. Os vinhedos da propriedade são antigos e já testemunharam a passagem de diversas populações por ali. Vale lembrar que a propriedade já fora dos Duques de Alba e, em seguida, passaram por várias mãos ao longo dos séculos até agora pertencerem à família Zarzuela.

Sobre o Vizar Doze Meses 2009 podemos acrescentar que é um vinho composto de 81% Tempranillo, 12% Cabernet Sauvignon e 7% Syrah, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi violácea de média intensidade, algum brilho e boa limpidez. Lágrimas finas e sem cor.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, flores, bala toffe e leve lembrança mineral. Ao fundo de taça, lembranças de aromas tostados.

Um ótimo vinho crianza espanhol com bela complexidade e que desfaz o mistério do post anterior. Acomphou de forma gloriosa o almoço e sinceramente mostrou muita qualidade. Tenho ainda as safras 2007 e 2008 deste vinho que pretendo provar em ocasiões que demandem vinhos mais complexos. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment