Thursday, January 7, 2016

Fish Bar Santos & Cave Amadeu Brut: Para os dias quentes!

No último mês de Dezembro tive a oportunidade de passar um final de semana muito gostoso na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, e como é de praxe quando estou viajando, aproveitei a oportunidade de conhecer novos restaurantes e quem sabe, indicá-los por aqui. Dito e feito, depois de uma ótima experiência, resolvi compartilhar com vocês por aqui.

O Fish Bar Santos é um local descolado de conceito inovador, com um ambiente bem decorado, espaçoso e com cardápio bem interessante. O restaurante oferece uma vasta gama de pratos a base de peixes e frutos do mar além de trazer a Santos um conceito mais amplamente divulgado fora do país, que é a mistura de restaurante e bar. Sua localização não poderia ser melhor, o bairro Ponta da Praia, em Santos, mais especificamente no canal 7, um bairro charmoso e muito privilegiado. Com relação a decoração, a inspiração são os restaurantes americanos estilo "casual dining" como o Bubba Gump, de mesma temática nos Estados Unidos. 

Arroz de Polvo

Estivemos lá para um almoço em família de um domingo e não nos decepcionamos. E olha que as escolhas dos pratos foram as mais diferentes possíveis. Como um bom glutão que sou, escolhi um arroz de polvo para saborear e não me arrependi: o arroz estava no ponto, sem empapar ou ficar seco demais ao passo que a consistência do polvo estava ideal, sem se tornar aquele borrachudo que faz "nhéc nhéc" na boca, cozido a perfeição e em boa quantidade. Já minha filha optou por um risoto de amêndoas e espumante com salmão ao molho de limão siciliano: mais uma vez o cozimento do arroz se encontrava al dente e o salmão grelhado a perfeição com o creme de limão siciliano dando um belo toque cítrico e as amêndoas a textura diferenciada do prato. Por fim minha esposa foi um pouco mais econômica e ficou no tradicional fish n'chips, na minha opinião o mais fraco dos pratos por estar um pouco oleoso e com porção menor em relação aos demais.

Risoto de Espumante com amêndoas, salmão grelhado e creme de limão siciliano

Para acompanhar, nada melhor do que um bom espumante nacional, e fomos de Cave Amadeu Brut. O espumante faz parte de uma linha de entrada da Vinícola Cave Geisse, dirigida pelo chileno Mário Geisse em solo brasileiro (Pinto Bandeira, RS). Já estive por lá e escrevi um pouco sobre o assunto, portanto se quiser saber mais sobre a vinícola recomendo a leitura deste link aqui. O Cave Amadeu Brut é um espumante jovem e muito fresco, caracterizado por seu forte toque frutado. É produzido a partir de um corte das uvas Chardonnay e Pinot Noir via método tradicional (segunda fermentação em garrafa) e passa por 12 meses em contato com as leveduras. Vamos finalmente as impressões?

Fish n'Chips

Na taça o vinho espumante apresentou uma coloração amarelo palha com reflexos verdes com uma boa formação de uma perlage fina e persistente. Já no nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutos tropicais e cítricos bem maduros, aromas de panificação e leve lembrança floral. Por fim, na boca o vinho espumante se mostrou muito cremoso e fresco, com o retrogosto confirmando o olfato. O final era de longa duração. Entre um gole e outro era possível limpar o palato e seguir com a próxima garfada. Muito bom mesmo.


Mais uma bela opção de espumante brasileiro por aqui e a dica é: se você está em Santos e esta procurando um bom lugar para comer frutos do mar, esse é a minha recomendação de lugar!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment