Monday, March 20, 2017

Castellani Chianti Classico 2014

O negócio da vinícola Castellani foi estabelecido em Montecalvoli no final do século 19 quando Alfredo, viticultor de longa data, decide começar o engarrafamento e venda de seu vinho próprio. O filho de Alfredo, Duilio, juntamente com seu irmão Mario, começa o período de expansão da empresa. A vinha mais importante é a de Santa Lucia, no fértil Vale do Arno, onde um vinho tinto, apto para o envelhecimento é produzido e engarrafado em frascos típicos cobertos de palha, ganhando o interesse dos mercados transalpinos. Em 1966, uma inundação causa grandes danos à adega de Montecalvoli. É então decidido transferir temporariamente o negócio para a Burchino Estate, nas colinas de Terricciola. A compra da vinha de Poggio al Casone coincide com a ampliação da adega da Fazenda Travalda em Santa Lucia. Durante a noite de ano novo de 1982, um incêndio queima quase completamente para baixo as premissas da empresa. Parece ser o fim, mas dentro de poucos meses os irmãos Castellani compram o Campomaggio Estate e, graças à contribuição de Piergiorgio, filho de Roberto, o negócio reúne forças novamente para prosperar.


Já sobre o Castellani Chianti Classico 2014, podemos ainda afirmar que é vinho feito com uvas Sangiovese e Cabernet Sauvignon (90% e 10% respectivamente) especialmente selecionadas cultivadas nas vinhas da denominação Chianti Classico, a mais antiga zona de Chianti. Passa por envelhcimento de um ano em madeira. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média para grande intensidade com bom brilho, boa limpidez e um toque granada nas bordas. Lágrimas finas, em pouca quantidade e quase sem cor se faziam notar também.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos silvestres com toques de tabaco e de especiarias mais picantes.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos redondinhos. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Mais um bom vinho italiano trazido pelo Grupo Pão de Açúcar e que deve agradar à todos os paladares. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment