Monday, October 1, 2012

Kiara Private Reserve Syrah 2007

Eu sempre busco uma maneira de fechar com chave de ouro um final de semana que foi incrível. E nesta busca sempre incluo um vinho bacana como uma maneira de comemorar tudo de bom que tem acontecido comigo ultimamente. E desta vez parei nos EUA com este Syrah de Paso Robles.


O vinho é produzido pela Le Vigne Winery, da família  Filippini, cuja a propriedade situada na Califórnia, data desde os anos 60 mas que somente iniciou  sua produção nos anos 80, durante o boom dos vinhos em Paso Robles. De início, aquela coisa básica: Chardonnay e Cabernet Sauvignon. Com o tempo porém perceberam que o potencial da folclórica região ia muito além disso e para tal, expandiram sua produção para outras variedades como Syrah, Sangiovese, Tannat, etc.

Sobre o vinho em si, pouco consegui reunir de informações, mas é feito com uvas 91% Syrah, 4 % de Petit Syrah & 5 % de Cabernet Sauvignon, porém é considerado por legislação um varietal Syrah. Não encontrei informações sobre tempo em madeira mas pelos aromas e sabores, deduzo que sim. Ainda sobre isso, o produtor diz que foi engarrafado em janeiro de 2009, mais um indicativo de um envelhecimento em carvalho.  Possui teor alcoólico de 14,2%. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor rubi com tons ainda violáceos e leve halo de evolução nas bordas. Lágrimas finas, rápidas e incolores complementam o conjunto visual.

No nariz o vinho trouxe aromas de frutas vermelhas maduras, pimenta e côco. Todos muito integrados sem se sobressaírem um aos outros.

Na boca o vinho se mostrou de médio corpo, taninos marcados porém de muita qualidade e uma acidez que considerei um pouco baixa. Retrogosto trazendo muita fruta e pimenta num final de média duração.

Mais um bom vinho, este trazido pela SmartBuyWines com valor de R$ 101,00. Confesso que o preço me deixou um pouco confuso, acho que se estivesse na faixa de uns R$ 80 estaria mais condizente. De qualquer forma, eu recomendo.

Até o próximo!

Friday, September 28, 2012

Dicas para comprar melhor seu vinho

De vez em quando algumas pessoas me perguntam como eu faço pra comprar meus vinhos e pedem dicas de como proceder quando querem se iniciar no mundo dos vinhos. Acontece que nem sempre eu sei ao certo como responder tal pergunta. Evidentemente que sempre que possível eu digo: "siga seu gosto e prove o vinho antes de levá-lo pra casa". Evidentemente que nem sempre isto é possível, mas em minhas andanças virtuais encontrei um pequeno apanhado de dicas que eu acho que podem ser úteis e resolvi compartilhar. Se vocês, prezados leitores, quiserem concordar, discordar ou acrescentar algo, por favor insisto para que façam, que tornem este post bem interativo. Seguem as dicas:


1. Sempre provar antes de comprar. Não fique preso comprando o que os seus amigos ou os críticos chamam de melhor. Confie no seu próprio paladar. Prove uma garrafa antes de comprar seis garrafas ou uma caixa de determinado vinho;

2. Diversifique sua coleção. Você pode ter paixões por um determinado tipo de vinho ou outro, mas a variedade é o tempero da vida com vinho, então faça suas compras sempre de maneira diversificada;

3. Busque sempre o bom custo benefício. Mude sua maneira de encarar determinados vinhos e procure sempre aquele que lhe dê mais prazer gastando uma menor quantia de dinheiro;

4. Beba os seus vinhos antes que eles fiquem demasiadamente velhos. Até mesmo os vinhos tintos com maior capacidade de envelhecimento (alguns dignos representantes de Bordeaux, por exemplo) atingem um ápice de prazer com 10 anos ou pouco mais que isso. Afinal de contas, você pagou um bom dinheiro por seus vinhos, não os deixe estragar;

5. Mantenha os custos em perspectiva. Alguns vinhos finos são caros, mas muitos vinhos bem feitos a preços razoáveis ​​são ignorados porque eles não têm a imagem e o prestígio dado a vinhos mais caros;

6. Comprar vinho em caixas. A maioria dos varejistas oferecem descontos ou garrafas extras quando você adquire quantidades maiores. Caso não vá consumir uma grande quantidade de determinado vinho, se junte a amigos, parentes e outros para efetuar a compra;

7. Cuidado com a estrela do ano passado. O herói do ano passado pode vir a ser o bode deste ano;

8. Estoque um determinado vinho que você mais gosta de modo que você não fique sem ou hesite em abrir a última garrafa;

9. Investir no mercado futuro pode ser um negócio (muito) arriscado;

10. Reúna seus vinhos com rima e da razão. Pense sobre suas necessidades antes de partir para a farra com o seu dinheiro.

E então, prezados leitores, o que acharam da lista? Enviem suas sugestões também!

Até o próximo!

Thursday, September 27, 2012

Câncer de mama x consumo de vinho: inimigos?

Normalmente eu vinha colocando por aqui diversas notícias discorrendo sobre os benefícios do consumo de vinho para a saúde (em maior ou menor grau) mas me parece que esta notícia vai trazer um ponto controverso e que pode colocar em cheque muitos outros estudos. Leiam trechos da reportagem original, publicada no site da revista WineSpectator.

Um novo estudo da Associação Americana para Pesquisa do Câncer desafia a noção de que o consumo de álcool por si só é um fator de risco para o câncer de mama em mulheres pós-menopáusicas. O risco aumenta substancialmente quando as mulheres realizam terapia de reposição hormonal: o estudo encontrou um risco 60 por cento maior para as mulheres que consomem bebidas alcoólicas ao se submeterem a terapia em comparação com as mulheres que bebem álcool de forma responsável e não estão na reposição hormonal.

"Tanto a terapia hormonal combinada, particularmente o estrogênio e progesterona (EPT) quanto o álcool têm sido relacionados ao câncer de mama", disse a principal autora do estudo, Pamela Horn-Ross, pesquisadora do Instituto de Prevenção do Câncer da Califórnia. E os pesquisadores notaram um "aumento não-significativo no risco" entre as mulheres que nunca usaram terapia hormonal, mas ainda consumiam álcool. "O EPT aumenta muito mais o risco do que o consumo moderado de álcool (cerca de uma dose por dia) e o nosso estudo sugere que o consumo moderado de álcool não tem um impacto negativo no risco de câncer de mama na ausência de EPT", disse Horn-Ross.

Horn-Ross e sua equipe contaram com dados do California Teachers Study, que acompanhou mais de 130 mil mulheres pós-menopausa por um período de 10 anos. O estudo, previsto para publicação na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, puxou os dados de 40.000 dessas mulheres. Destas, 660 foram diagnosticadas com câncer de mama invasivo durante os 10 anos. Os dados sobre os seus hábitos de consumo também foram anotados, bem como a participação na terapia de substituição hormonal, a qual é utilizada como um tratamento para os sintomas associados com a menopausa. Horn-Ross também sugeriu que o consumo responsável de álcool pode ter benefícios outros para as mulheres. "O consumo moderado de álcool pode reduzir o risco de doença cardíaca, o que é mais comum entre as mulheres do que câncer de mama é", disse ela.

O tema do papel do álcool na patologia do câncer de mama é muito disputado na indústria médica. O estudo mais recente não vai diminuir as chamas. Dr. Harvey Finkel, oncologista da Universidade de Boston Medical Center, analisou o estudo como parte do trabalho crítico com o Fórum Internacional Científico sobre Pesquisa de Álcool. "O papel do álcool na gênese do câncer de mama continua a ser confuso, mesmo em conflito", disse ele. "Devem haver subconjuntos de indivíduos ainda não precisamente dissecados que contribuem para as diferenças entre os resultados dos estudos epidemiológicos", acrescentou. "Pode-se esperar que estudos como o presente vai ajudar, embora claramente não são quase pronto para escrever uma teoria padrão."

Até o próximo!!

Tuesday, September 25, 2012

Casa Marin Riesling Miramar Vineyard 2009

Como já é de praxe aos domingos, um almocinho diferente e gostoso costuma ser preparado por meus pais.  E não foi diferente neste final de semana. Um belo salmão feito no forno, coberto de alcaparras, tomate, cebola e champignons numa cama de cebola, levemente temperado com pimenta e sal. Como acompanhamento, um arroz com brócolis. Eu sempre me deparo então com a pergunta clássica: que vinho eu vou abrir pra acompanhar estes pratos? E foi ai que a resposta veio quase que instintivamente, tendo em vista que dias atrás havia comprado alguns vinhos brancos da Casa Marin e estava doido pra prová-los. Foi então a escolha do dia: Casa Marin Riesling Miramar Vineyard 2009.


Sobre a vinícola, falei um pouco sobre no blog em outra ocasião (relembrem aqui) e por isso vou tentar me manter somente no vinho, para não tornar a postagem cansativa. O vinho é feito com uvas 100% Riesling colhidas no vinhedo chamado Miramar, no Vale do Santo Antonio no Chile. Possui 12,5% de grau alcoólico e não passa por madeira. Vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou uma coloração amarelo palha com reflexos dourados de média intensidade. Lágrimas finas, rápidas e incolores também fazem parte do aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas lembrando plástico, flores e frutos de polpa branca. Todos bem misturados e se alternando na taça. Uma delícia.

Na boca o vinho tinha corpo médio, ótima acidez e trazia notas minerais acentuadas, deixando o final do retrogosto frutado com aquela sensação salgada numa boa dose de duração.

Mais um grande vinho produzido por esta vinícola, que vale o quanto custou (algo em torno de R$ 70 reais). Este é trazido pela Vinea. Combinou muito bem com os pratos deste domingo. Eu recomendo!

Até o próximo!

Monday, September 24, 2012

Haras Elegance 2007

Já faz algum tempo eu tempo eu venho contando os dias para que a semana se acabe rápido, mas especialmente nesta última semana que foi pesada, corrida e cansativa, eu contei não somente os minutos mas os segundos e quando eu cheguei em casa na sexta feira, queria mesmo é relaxar. E nada melhor do que comer uma comidinha gostosa e um bom vinho pra acompanhar. O prato da noite era um macarrão do tipo "fusili" de várias cores com molho parecido com carbonara (ovos, presunto e queijo) que depois de cozido foi ao forno para uma espécie de gratinada. Para acompanhar, eu escolhi o vinho do título. Eu sei que a maioria de vocês irá torcer o nariz e dizer que minha escolha não iria harmonizar muito bem, e digo que vocês tem razão, mas eu olhei este vinho na adega, ele olhou pra mim e quis vir pra mesa, não tive muita opção.


Não vou falar muito sobre a vinícola (Haras de Pirque) por que contei bastante sobre a mesma na oportunidade de minha visita ao Chile em abril deste ano (relembrem aqui). Sobre o vinho, o mesmo é elaborado com 85% de uvas Cabernet Sauvignon, 12% de uvas Syrah e 3% de Cabernet Franc, mas por legislação é considerado um varietal Cabernet Sauvignon. Após a fermentação o vinho passa por 16 meses em carvalho francês para afinamento e maturação. Tem percentual de álcool de 14,5% . Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor violácea escura, densa e quase impenetrável. Lágrimas mais grossas com muita cor completam o conjunto visual, não denotando a idade já mais avançada deste vinho.

No nariz o vinho mostrou aromas de frutas escuras, muita especiaria (pimentas e folhas de tempero), madeira, toques mentolados e algo terroso. Bastante complexidade sem no entanto perder a harmonia.

Na boca o vinho se mostrou encorpado, com taninos finos, redondos e de excelente qualidade aliadas a uma acidez ainda bem viva e gostosa. Retrogosto trazia frutas e especiarias num final de longa duração. 

Mais um grande vinho vindo de nossos vizinhos chilenos, que alia aquele poder do novo mundo com certa elegância do velho mundo (dai o nome do mesmo). Foi comprado no varejo da vinícola e infelizmente o valor se perdeu, mas eu recomendo que provem. E sobre a harmonização, realmente não foi das melhores. Mas quem se importa, tanto a comida como o vinho são fantásticos!!

Até o próximo!