Wednesday, March 19, 2014

Old Vine Zinfandel & hambúrgueres caseiros!

Aqui em casa é assim, viu uma receita boa seja na tv, internet ou qualquer outra publicação sobre o assunto que logo queremos reproduzir e incrementar. Eis que certo dia vimos no site Cuecas na Cozinha uma receita fácil e rápida de hambúrgueres caseiros e pronto, decidimos que essa seria a receita da vez. E claro que a difícil tarefa de harmonizar a comida com o vinho tinha que ser cumprida, e a escolha recaiu sobre este Old Vine Zinfandel. Já falei que sou tarado por Zinfandel? Então.


O vinho de hoje é feito pela Oak Ridge Winey, localizada em Lodi, na Califórnia, dita como berço de bons exemplares da casta por lá. Lodi está situado entre o pé de Sierra Nevada e a Bahia de São Francisco. Dias quentes e brisa fresca à noite (influências marinhas) criam um clima excepcionalmente mediterrâneo perfeitamente adequado para cultivar a Zinfandel. Vinhas velhas, algumas com mais de 120 anos de idade, retorcidas e esculpidas pelo tempo, produzem pequenas quantidades de frutas para criar um vinho que é a expressão máxima do terroir. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor violácea de média para grande intensidade, bom brilho e quase nenhuma transparência. Lágrimas finas, lentas, levemente espaçadas e com alguma cor compunham também o aspecto visual.

No nariz o vinho mostrou frutas vermelhas, toques de café, chocolate amargo e leve mentolado ao fundo.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos finos e macios. Retrogosto em sintonia com o olfato. Final de média para longa duração.

Mais um bom representante da casta Zinfandel, que agrada facilmente paladares de iniciantes e os já mais escolados. Fez um bom par com nossos hambúrgueres caseiros, recheados com queijo cheddar e pães integrais. Me senti criança comendo e bebendo tamanha felicidade. Eu recomendo. Este vinho me foi apresentado pela Smart Buy Wines e valeu a prova.

Até o próximo!

1 comment: