Friday, March 28, 2014

Salton Reserva Ouro Brut

Dando continuidade aos trabalhos do último Winebar Salton Talento 10 anos que participamos, o último vinho a ser degustado e comentado por aqui é o espumante Salton Reserva Ouro Brut. E eu acho que poderíamos dizer que fechamos com chave de "ouro". Trocadilho infame, mas acho que funcinou por aqui.


Este vinho espumante é produzido pelo método charmat, ou seja, tem sua segunda fermentação em tanques de inox onde fica em contato com as leveduras por aproximadamente 6 meses. Tem ainda em sua composição 60% Chardonnay, 20% Riesling e 20% Pinot Noir. Existe ainda uma curiosidade a cerca da produção deste vinho, onde 20% do vinho foi fermentado e conservado em barris de carvalho novo, norte americano e meio tostado. Vamos as impressões?

Na taça uma bonita cor amarelo palha com toques esverdeados. Borbulhas de tamanho médio, boa intensidade e persistência. 

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos como abacaxi e pêssego, toques de fermentação e mel. Leve lembrança floral.

Na boca o vinho tinha bom corpo, acidez pronunciada e boa cremosidade. Retrogosto confirma o olfato e tem um final de média duração.

Um bom vinho espumante, pelo preço me parece justo e bem competitivo. Acompanhou uma refeição leve de tilápia a milanesa com abobrinha refogada com azeitonas e aliche. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment