Tuesday, March 25, 2014

Torres: marca de vinho mais admirada do mundo?

A Torres SA possui marcas espalhadas pelo mundo, a saber, locais como Espanha (nasceu lá), assim como Califórnia e Chile e agora também teve reconhecido seu braço espanhol, Torres, como a marca mais admirada no mundo do vinho. Pelo menos é o que diz uma recente pesquisa, feita tomando-se como base profissionais do mercado de vinhos ao redor do mundo.

Espumante feito pelo braço chileno da Torres SA

Depois de bater na trave nos últimos três anos na pesquisa da "Drinks International", a marca de propriedade familiar espanhola conseguiu superar a até então campeã do último ano, Casillero Del Diablo. Mas a marca chilena pertencente a Concha Y Toro se manteve na batalha e perdeu seu reinado por pouco, ostentando agora a segunda colocação. Logo em seguida, na terceira posição, encontramos o  bordalês Château Latour, e em quarto lugar o super toscano Tignanello, pulando 28 pontos na pesquisa deste ano.

Mais de 200 profissionais do vinho em todo o mundo participaram do processo de votação. Os critérios para a pesquisa de 2014, publicados na edição de março da "Drinks Internacional" incluíam: o vinho deve possuir uma consistente melhoria da qualidade e ele deve ter um forte apelo a uma ampla região demográfica.

Os quinto e sexto lugares são ocupados pela marca australiana Penfolds e pela lenda de Sauternes,o Château d'Yquem, enquanto os lugares restantes que completam o top 10 estão contemplados por Château Margaux, Cloudy Bay, Guigal e Vega Sicilia, respectivamente.

Não sei ao certo se houve participação de profissionais brasileiros nesta escolha, mas ao que me parece, a marca Casillero del Diablo, ao menos em nosso país, tem forte apelo. Mas penso que somente a pesquisa não é suficiente pra dizer se uma determinada marca de vinho tem ou não penetração suficiente em todo o mundo. De qualquer modo, a pesquisa está ai, compartilhada com vocês.

E você, digníssimo leitor, o que acha do resultado da pesquisa? Concorda? Discorda? Quais são as marcas de vinho que você mais admira no mundo? E quanto as nacionais? Deixem as suas opiniões e debatamos sobre o assunto.

Até o próximo!

2 comments:

  1. Victor, Torres tem feito enorme sucesso nos EUA e cada vez mais tem seu nome reconhecido por lá. Eu gosto muito dos vinhos dele, este Santa Digna da foto é incrível. Quem diria que se poderia fazer um belo espumante da uva país?
    Grande abraço,

    Ale Esteves
    www.damadovinho.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Alê!

      Com este mundo globalizado e com o afinco na produção dos vinhos, realmente não me surpreende a Torres chegar onde chegou. Eu também achei este espumante da foto incrível e nunca havia bebido nada com a uva país até então. De qualquer forma, não podemos também levar a ferro e a fogo as pesquisas.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Abraços.

      Delete