Thursday, January 8, 2015

Artisan Feteasca Alba Barrique 2012: Ouro líquido romeno!

Antes de mais nada, só quero esclarecer que o título do post faz alusão a coloração do vinho e não sobre a sua qualidade. Não quero criar caso com a patrulha virtual que logo irá me crucificar dizendo que estou endeusando um vinho quando na verdade o trocadilho se refere tão somente a sua cor.

Passada esta etapa, vamos ao que interessa. Minha esposa gosta muito de cozinhar, muito mesmo. E nós, além disso, somos bons comedores e gostamos também de um bom programa de culinária na tv, afinal de onde iríamos tirar tantas receitas novas não é mesmo? Enfim, minha esposa viu em um destes programas uma receita de macarrão à carbonara, segundo o tal programa a receita "original" italiana. E nesta receita iria um pouco de vinho branco, que depois obviamente teria o restante do conteudo da garrafa consumido por nós mesmos. Foi ai que, revirando minha adega achei o Artisan Feteasca Alba Barrique 2012. Exitei por um momento mas, pensei sobre a receita e sua untuosidade, resolvi arriscar. E o resultado final foi bom! Vamos ver o que descobrimos sobre o vinho na sequência?


O vinho em questão é produzido por Domeniile Sahateni, vinícola romena de propriedade de Aurelia Visinescu, uma respeitável enóloga romena, e seu sócio. A vinícola é baseada na região Dealu Mare, onde o "terroir" provou que vinhos excepcionais podem ser alcançados, sendo composta por 70 ha de videiras. Investimentos da ordem de até 5 milhões de Euros foram feitos e dedicados ao plantio e replantio de vinhas, modernização da adega, ampliação de capacidade e outros. A capacidade total de produção é de 1.000.000 garrafas por temporada. Uma parte dos vinhos é envelhecido em barricas de carvalho romeno e também envelhecidos em garrafa na adega. As principais variedades de uvas são: Feteasca Neagra, Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir - para os vinhos tintos e Feteasca Alba, Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Tamăioasă Romaneasca e Muscat Ottonel para os vinhos brancos. O que vemos aqui é a utilização de castas internacionais mas também um grande uso de uvas autóctones romenas e pouco conhecidas por nós brasileiros, o que torna provar o vinho por si só já uma descoberta. São 3 linhas de vinhos: Nomad, Artisan e Anima. A primeira (Nomad), segundo a enóloga é focada em vinhos mais ao estilo novo mundo e visa àqueles que gostam se aventurar por tal estilo; já a segunda (Artisan) é uma linha mais dedicada às uvas autóctones romenas e a região de Dealu Mare; por fim, a terceira linha (Anima) é a linha de vinhos exclusivos, considerados os tops da vinícola.

Sobre o Artisan Feteasca Alba Barrique 2012, só nos resta acrescentar que é um exemplar feito 100% com as uvas Feteasca Alba dos ensolarados vinhedos de encosta Naeni Village, no condado de Buzau. Passa por cerca de 4 meses em barricas. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração dourada, brilhantes e límpida. Lágrimas finas, rápidas e incolores também puderam se fazer notar.

No nariz o vinho mostrou aromas de pêssegos e melões bem maduros (davam aquela sensação de doçura), além de toques de manteiga e baunilha. 

Na boca o vinho se mostrou gordo, untuoso mas com uma boa acidez para balancear. Retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.

Mais um bom vinho romeno provado por aqui, este que é mais um vinho que me foi apresentado pelo Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo. Acompanhou bem o macarrão à carbonara e fez a noite fluir mais tranquila.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment