Monday, January 26, 2015

La Collina Dei Re Barbera d'Alba 2010

Como bom descendente de italianos que sou, adoro comer uma boa massa. E sempre estamos inovando e tentando, além disso, comer de uma maneira mais racional e saudável. E uma das ferramentas que usamos para tal é assistir programas televisivos de gastronomia e aprender dicas. Não que seja totalmente necessária pois minha esposa tem se mostrado uma cozinheira de mão cheia que deixa muito chef no chinelo. E em uma destas "noites italianas" em casa, surgiu o vinho de hoje, o La Collina Dei Re Barbera d'Alba 2010.


A origem e criação da Azienda Vitivinícola La Collina Dei Re é um pouco confusa pois quanto mais voltamos no passado da história da família de Veglio Osvaldo, mais encontramos raízes na agricultura. Ainda em idos dos anos 1900, era seu avô quem comandava a propriedade, que explorava além do cultivo de vinhas, grãos e criação de animais. Desde então, muitas transformações tecnológicas se passaram por lá mas a empresa continuou nas mãos da família e agregou novas vinhas e outras variedades aos seus Dolcetto, Barbera e Nebbiolo originais. Com a exploração de outros mercados, hoje a maior parte de sua produção se destina às importações. Sobre o La Collina Dei Re Barbera d'Alba 2010, podemos complementar dizendo que é um varietal 100% de uvas Barbera da região de Diano D’alba- Montelupo Albese, sem passagem por madeira. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração rubi violácea de média intensidade com algum brilho e boa transparência. Lágrimas finas, rápidas e incolores também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos e leve toque de especiarias.

Na boca o vinho mostrou corpo médio, acidez deliciosa e salivante e taninos finos. Retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

O vinho foi o fiel escudeiro de uma massa integral tricolore ao molho bolonhesa, com carne moída, manjericão,tomates pelados e cogumelos paris. Sensacional. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment