Wednesday, January 14, 2015

Champagne Montaudon Brut: Energia positiva no ano que se inicia!

Revirando meus alfarrábios percebi que ainda tenho bastante coisa bacana pra falar por aqui e, mesmo não sendo o primeiro na lista, resolvi falar hoje de um vinho espumante que eu gostei muito e que foi degustado ainda durante o período das festas (como muitos que ainda estão em minhas notas). Estou falando do Champagne Montaudon Brut.


A Maison Montaudon foi fundada em 1891 por Louis Auguste, e é uma tradicional casa de Champagne com fama e reconhecimento internacional. Desde dezembro de 2008, a empresa pertence à Moët Hennessy, do grupo LVMH, responsável por mais de 25% de todas as vendas e exportações dos vinhos desta famosa região francesa. Sua história tem início em Epernay, mas atualmente está localizada na região de Reims, onde mais de 45 hectares de vinhas estão plantadas.Embora as instalações sejam históricas, o processo de produção conta com o melhor da tecnologia disponível no setor de vinificação.

O Champagne Montaudon Brut é feito com o corte típico da região de Champagne: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier sendo ainda que 20% do vinho base envelhece por vários meses em barricas de carvalho. Tem por volta de 12% de graduação alcoólica. Vamos as impressões?

Na taça o champagne apresentou uma bonita cor amarelo palha com reflexos verdes, bom brilho e um perlage persistente e abundante de pequeninas borbulhas.

No nariz o champagne apresentou aromas de frutas cítricas e de polpa branca, toques florais, mel e panificação.

Na boca o champagne se mostrou muito fresco e cremoso, mas ainda assim leve. Retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração. Boa formação de espuma também.

A cada dia que passa e com o aumento da "litragem" com relação aos champagnes, posso dizer que me torno mais e mais fã desta bebida. Este foi provado no dia primeiro de janeiro, pós virada de ano e arrebentou na mesa. Se você é também fã desta bebida, não deixe de provar este que está no mercado nacional por um super preço abaixo dos 100 dinheiros. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment