Friday, January 9, 2015

KM 0 Río de La Plata Reserva Sauvignon Blanc: Para combater o calor!

Eu tenho ouvido muito a respeito dos vinhos uruguaios nos últimos tempos dada a qualidade que eles tem apresentado e muitas vezes, fugindo do estigma da uva Tannat, como é o caso de hoje. Falaremos então de um vinho branco, mas que também tem mostrado sua força por lá. Qual é o vinho? O KM 0 Río de La Plata Reserva Sauvignon Blanc.


Já cometei algumas vezes por aqui sobre a vinícola e sua história, mas não custa nada relembrar: "A Bodega Irurtia, produtora do vinho em questão, nasceu com a chegada ao Uruguai do imigrante Vasco Don Lorenzo Irurtia nos primeiros anos do século passado. Sua paixão pelos bons vinhos e a dedicação ao trabalho no cultivo da videira dão seus frutos em 1913 com a primeira vindima. A quarta geração da família Irurtia ainda está estabelecida em Carmelo e hoje administra os negócios da família. Cinco irmãos, filhos e filhas de Dante Irurtia e Estela González assumiram o legado da família e o desafio de ir junto com seus antepassados por uma ​​estrada infinita, através da melhoria da qualidade de seus vinhos com a mesma paixão e dedicação de seus antepassados e a responsabilidade de manter e aumentar o reconhecimento internacional dos vinhos Irurtia, da cidade de Carmelo e do orgulho uruguaio". Já sobre o KM 0 Río de La Plata Reserva Sauvignon Blanc, só acrescentando que é um varietal 100% e que não passa por qualquer envelhecimento, seja em barrica, seja em garrafa. Vamos então as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração amarelo palha com reflexos verdes, bom brilho e bastante limpidez.

No nariz o vinho mostrou aromas de frutos como maracujá e pêssego, seguidos de leve toque herbáceo. 

Na boca o vinho apresentou corpo leve e acidez muito refrescante. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Recebi mais esse bom vinho do Winelands Clube do Vinho, o Clube que eu assino e recomendo. Me parece que irá acompanhar bem esse nosso verão senegalês. E que o Uruguai se prepare, finalmente irei visitá-lo e a algumas de suas bodegas! 

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment