Tuesday, January 20, 2015

Gries Gewürztraminer Kabinett halbtrocken 2012: Deutsch Wein im Glas!

Eu estou sempre aberto a provar novos vinhos e mais do que isso, gosto sempre de ter algumas coisas diferentes na adega. Acontece que vez ou outra, acabamos indo para o óbvio e tomando mais do mesmo. Só que algumas oportunidades exigem uma busca mais minuciosa nos vinhos entocados na adega e eu acabo "descobrindo" preciosidades escondidas nas profundezas, como foi o caso deste Gries Gewürztraminer Kabinett halbtrocken 2012. Só a título de informação, aquela expressão em alemão escrita no título quer dizer: vinho alemão na taça.


Este vinho é produzido pela Weingut Gries, uma vinícola alemã de cunho familiar, onde cada tarefa é delegada a determinado membro da família que tem mais afinidade e competência para a atividade. Seus vinhedos estão localizados nas encostas da Floresta do Palatinado e se estendem até o início do Vale do Reno. A família Gries utiliza o que há de mais moderno em pesquisa e tecnologia mas consegue aliar tudo isso com a tradição na arte de fazer vinhos. 

Sobre o Gries Gewürztraminer Kabinett halbtrocken 2012, podemos acrescentar que é um varietal 100% de uvas Gewürztraminer da região do Palatinado (Pfalz) e não passa por madeira. Conforme denominação do rótulo (halbtrocken) o vinho é considerado um vinho semi seco, apresentando algum açúcar residual. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração amarelo com reflexos dourados, bem brilhante e com limpidez invejável.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos maduros (lichia em evidência) e toques florais.

Na boca o vinho tinha boa untuosidade e acidez na medida. Leve sensação de dulçor, mais na entrada de boca. Retrogosto confirmava o olfato e o final era de longa duração. 

Um vinho delicioso e que caiu bem, mais uma vez com o nosso calor senegalês. Pelas palavras de minha esposa: "Eu tomaria um barril desse vinho". Daí já da pra ver que vale a pena ao menos provar, não é? Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment