Monday, February 22, 2010

Tradições Italianas em São Paulo

O nosso aniversário é sem dúvida um momento que, apesar de estarmos ficando mais velhos e a certo ponto da vida isto já nem é mais tão interessante, deve ser comemorado de maneira especial. É por isso que para comemorar o aniversário da Milena, minha namorada, escolhi um restaurante de muita tradição e história em São Paulo, a cantina Villa Tavola.

Instalado no coração do Bixiga, na Rua Treze de Maio, bem em frente à Praça Dom Orione, onde, aos domingos, acontece a concorrida Feirinha de Antiguidades, o Villa Tavola é um verdadeiro Centro de Gastronomia e Cultura Italianas, 24 horas à disposição dos paulistanos e turistas de todas as partes, que aqui encontram a farta e saborosa cozinha cantineira; um ambiente diferenciado e bem cuidado, e um serviço eficiente e acolhedor.

Um pouco de história do local, diretamente do site oficial: No dia 13 de agosto de 1963, os empreendedores Durvalino Rodrigues da Silva, Nelson de Abreu Pinto e Armindo Ferreira da Costa inauguraram, na rua Treze de Maio, nº 621, a cantina La Tavola, que durante 38 anos funcionou ali, conquistando renome nacional e internacional e uma clientela fiel. Em 22 de outubro de 2001, com uma grande festa que agitou a Capital, o La Tavola encerrou suas atividades e a casa do nº 621 foi fechada. No mesmo dia e na mesma festa, alguns metros adiante, no nº 848 da Treze de Maio, foi inaugurado o Villa Tavola. "A idéia foi retribuir à cidade por tudo o que deu ao La Tavola, oferecendo um espaço que, como São Paulo, não parasse nunca e, além de um restaurante, atuasse na preservação e difusão da cultura italiana", diz Wilson Luiz Pinto, filho de Nelson, que junto com Antônio Augusto Silva, filho de Durvalino, estão à frente do negócio hoje.

A casa dispõe de diversos ambientes sendo uma das maiores casas do gênero em sampa. Desde o café da manhã até o buffet de sopas da madrugada, existem muitas opções de serviço para todo tipo de bolso.
No nosso caso especificamente, optamos pelo serviço a la carte de pratos italianos. Primeiramente recebemos o couvert que era composto de pão italiano, brusquetas de azeite e alho, azeitonas, queijo branco, sardela e patê de atum. O prato escolhido foi o agnolloti a la tavola, espécie de pastelzinho de massa recheado, com um molho branco com champignons e presunto. Estava muito bom mesmo. Para acompanhar, eu fui de chopp claro muito bem tirado e gelado na medida e ela de suco de fruta naturais. Mas olhando rapidamente o menu, espanta a quantidade de opções de pratos que podemos encontrar. O sistema consiste em escolher a massa e o molho. Normalmente os pratos servem bem duas pessoas.Ao final, um bom cafezinho para a digestão. É claro que existiam muitas opções de sobremesa com destaque aos sorvetes, carro chefe da casa, mas quem conseguiria comer mais alguma coisa?

Fica então a dica para os apreciadores da boa cozinha italiana. E bom apetite.

No comments:

Post a Comment