Wednesday, August 22, 2012

O resveratrol presente nos vinhos tintos pode ajudar na mobilidade dos idosos

Um estudo descobriu que o composto reduziu os riscos de quedas com roedores de laboratório mais velhos. Os pesquisadores acreditam que o resveratrol, um composto químico presente no vinho tinto, pode ajudar a reduzir o risco de quedas entre os idosos, de acordo com um relatório apresentado no Encontro Nacional e Exposição da American Chemical Society. O estudo, realizado na Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, descobriu que ratos de laboratório mais velhos cresceram de forma mais coordenada quando o resveratrol foi incluído em suas dietas e que o tecido nervoso resistiu melhor aos efeitos da idade.

Um em cada três americanos com mais de 65 anos têm dificuldade para andar e manter o seu equilíbrio, de acordo com a American Geriatrics Society. Estas quedas podem levar a lesões e visitas hospitalares, de acordo com o principal autor do relatório, Jane Cavanaugh, um professor assistente de farmacologia da universidade. Embora existam tratamentos farmacêuticos para condições que causam problemas de equilíbrio e movimento, tais como a doença de Parkinson, não há nenhum tratamento comparável ​​para adultos saudáveis, disse Cavanaugh.

Estudos anteriores mostram que o composto químico do vinho tinto, o resveratrol, encontrado na casca da uva tinta, mirtilos e outras plantas, pode ajudar a combater a inflamação e melhorar a saúde do coração. Ele pode até mesmo reduzir o risco de certos tipos de câncer.

Para testar se o resveratrol pode ajudar contra o desequilíbrio relacionado à idade, a estudante de pós-graduação Erika Allen alimentou ratos de laboratório jovens e velhos com uma dieta contendo doses de resveratrol por oito semanas. Ela também testou a estabilidade dos roedores usando uma viga de aço, observando cada passo em falso e tropeços. No início, Allen observou que os camundongos mais velhos encontraram dificuldades em atravessar a barra com equilíbrio. Na quarta semana de resveratrol, no entanto, os ratos mais velhos erravam muito menos e conseguiam acompanhar os ratos jovens.

Em experimentos adicionais, os cientistas também descobriram que os neurônios tratados com resveratrol sobreviveram apesar de serem tratados com dopaminas indutoras de morte celular. A administração de dopamina causa desgaste semelhante ao que é observado com a idade, Cavanaugh disse. Este esforço causa a morte dos neurônios. "Nós acreditamos que o resveratrol ou removeu os subprodutos do metabolismo da dopamina, que são prejudiciais para as células neurais, ou aumentou a resistência das células em si", disse Cavanaugh. 

No entanto, o nível de resveratrol utilizado nas experiências com os ratos era muito alta. Cavanaugh estima que para os seres humanos absorverem quantidades semelhantes de resveratrol, uma pessoa de 150 quilos teria de beber cerca de 700 copos de vinho tinto por dia. Mas ela também pensa que algumas porções ainda podem ajudar os idosos. Além disso, Cavanaugh não acha que um suplemento de resveratrol pode ser tão eficaz. "Nós pensamos que o resveratrol é melhor adquirido através da dieta", ela disse. "Na verdade, fizemos uma comparação entre um suplemento de resveratrol com uma dieta de mirtilo e nossos dados preliminares sugerem que a fruta inteira pode ser mais eficaz em reverter déficits motores relacionados à idade".


Matéria originalmente publicada em www.winespectator.com.

No comments:

Post a Comment