Wednesday, August 1, 2012

Pedroncelli Three Vineyards Cabernet Sauvignon 2009

Finalizando os posts dos vinhos degustados neste final de semana, falaremos agora de mais um belo exemplar americano, digno da fama que os vinhos feitos com a uva Cabernet Sauvignon tem por lá. Este é mais um vinho que me foi apresentado pelo clube de vinhos da SmartBuyWines, o qual já devo ter falado por aqui outras vezes. 


A vinícola Pedroncelli está localizada em Dry Creek Valley, no condado de Sonoma (nos EUA) e pertence a família de nome que dá origem a mesma, Pedroncelli, desde meados dos anos 20. A propriedade e a plantação, como de costume na região, se iniciou com o plantio de vinhedos de uvas Zinfandel. Depois porém houve a expansão e outras variedades foram adicionadas ao portfólio da vinícola. Como o próprio nome do vinho sugere, uvas de três vinhedos foram utilizadas neste blend, a saber: Cabernet Sauvignon (78%), Cabernet Franc (15%) e Merlot (7%). A parcela de Cabernet Sauvignon passa ainda por envelhecimento em carvalho americano (70%) e francês (30%) por 12 meses. Para finalizar, possui 14,3% de grau alcoólico. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor rubi violácea de grande intensidade e pouca transparência, com lágrimas finas, coloridas e ligeiramente lentas tingindo as paredes da taça.

No nariz o vinho se mostrou bem aromático, com frutas vermelhas em destaque num primeiro plano, seguidos de pimenta e toques de madeira. Depois de um tempo, pude sentir também um pouco de baunilha. De qualquer maneira os aromas estavam bem integrados.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos presentes, marcados porém de excelente qualidade. Retrogosto lembrando frutas vermelhas e chocolate. Final de média duração.

Mais um grande vinho, acompanhou com grandeza um belo medalhão de filet mignon com risoto de palmito.  Custou cerca de R$ 90,00 e valeu cada centavo. Eu recomendo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment