Thursday, August 30, 2012

Assobio 2009

Confesso que não costumo com frequência revisitar muitos rótulos que já consumi, mas quando isso acontece é por que o mesmo valeu a pena e por que existiu uma situação para que isso acontecesse. No caso do vinho de hoje, além de te-lo provado apenas em um evento (relembrem aqui) e ter ficado curioso para vê-lo como este se sairia sozinho em casa, acompanhando uma boa refeição e com uma boa companhia do lado, o preço promocional aplicado num dia desses no supermercado Pão de Açúcar me animou a fazer uma segunda prova.


O vinho em questão é produzido pela Herdade do Esporão na sua propriedade Quinta dos Murças e é trazido ao Brasil pela Qualimpor, empresa especializada em produtos portugueses. Este representante do Douro é feito com as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca sem proporções conhecidas (aliás, em Portugal isso também nem é muito importante dado que as vinhas velhas tão comumente utilizadas na produção de seus vinhos quase nunca tem divisões por castas). Além disso, o vinho tem cerca de 20% de sua produção estagiando por cerca de seis meses em barricas francesas e americanas. Sem maiores papas na língua, vejamos o que vinho apresentou nesta revisita.

Na taça uma cor violácea de média intensidade, com lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas tingindo as paredes da mesma.

No nariz aromas frescos de frutas vermelhas, especiarias e algo de madeira (bem discreto) num equilíbrio muito gostoso entre os aromas.

Na boca o vinho apresentou taninos finos e macios, boa acidez e corpo médio. Retrogosto trazia frutas vermelhas frescas e leve lembrança de especiarias. Final de média duração.

O vinho realmente reforçou a tese de ser um bom vinho, muita qualidade e escoltou bem um prato de bacalhau, feito ao estilo gomes de sá porém com as postas de bacalhau fritas ligeiramente seladas antes de irem pro forno. Confirmou também a tese de que eu realmente tenho uma queda pelos vinhos de nossos patrícios. Pelo preço de R$ 55,00 pagos na época da promoção, é uma escolha certa.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment