Thursday, October 15, 2009

Cinema 3D

As salas com projeção em 3D (três dimensões) parecem que invadiram e caíram de vez no gosto dos brasileiros. E a tendência, dado o número de novas produções no gênero, é que venham a aumentar muito mais em número no país daqui para a frente. E é claro que atualmente as projeções em nada lembram aquelas antigas onde se usava um óculos de papel com celofane nas "lentes" (uma azul e outra vermelha). A tecnologia evoluiu e muito desde então.

Pelo que pude pesquisar, a iniciativa de trazer a tecnologia para cá se deu em meados de 2006 pela rede cinemark, que teve a primeira sala com a tecnologia funcionando em Dezembro do mesmo ano no Shopping Eldorado (a qual já utilizei quando vi o desenho "A Era do Gelo 3"). Desde então a própria rede cinemark conta com aproximadamente 40 salas espalhadas ao redor do Brasil. Como pioneira, a rede cinemark teve inclusive tempo de melhorar a tecnologia disponível no país e sendo assim, larga na frente das concorrentes. Os óculos especiais utilizados tem as lentes escuras e dão uma boa noção de profundidade. Além disso, a tecnologia REAL D, utilizada por diversas outras redes ao redor do mundo é conhecida por ser a mais confiável e com melhor resolução. Entretanto, comparativamente, a rede UCI (a qual utilizei no último final de semana para ver "Está Chovendo Hamburguer" no Shopping Anália Franca em Sampa) me pareceu (opinião pessoal) ter uma melhor qualidade de imagem tornando mais "real" a sensação de profundidade. Vale lembrar que a mesma se utiliza de uma tecnologia Dolby 3D. Mas como nem tudo são flores, achei que os óculos utilizados pela rede UCI um pouco inferiores e deixaram minha vista mais cansada ao final da projeção. Mas creio que exista um ótimo nível equivalente em ambas as redes e que vale a pena, para quem não conhece, visitar tais salas e ter a experiência. É claro que deve preparar o bolso pois as salas com tal tecnologia possuem ingressos mais caros.

Depois de tudo que escrevi ai em cima, acredito que vale a pena a tecnologia e que a experiência vivida numa sala de projeção 3D é bem legal! Mas como o intuito do blog é trocar experiências, gostaria de que vocês ao lerem o post, deixassem suas opiniões a cerca da tecnologia, experiências vividas nos cinemas no Brasil e fora do país entre outras coisas. Ficarei aguardando.

No comments:

Post a Comment