Friday, December 13, 2013

Salton Gerações Paulo Salton 2009: Um tinto de respeito!

Para terminarmos as impressões sobre os vinhos degustados no Winebar com os vinhos da Vinícola Salton, vou falar agora de um vinho tinto que ao menos pra mim, foi uma bela surpresa. Muito se fala que os vinhos tintos nacionais tem uma certa dificuldade de que suas uvas amadureçam corretamente dado o clima e relevo da região do sul do país (da onde vem a maioria dos vinhos ainda hoje) mas eu tenho visto e provado cada vez mais vinhos sem aquelas arestas de amargor, toques herbáceos muito verdes e coisas do gênero. Me parece que estamos sim, evoluindo em qualidade e também em distribuição de regiões produtoras ao longo do país. Se vamos competir de igual pra igual com outros países em regiões mais privilegiadas, só o tempo irá dizer.


Voltando ao assunto principal do post de hoje, o último vinho que provamos no Winebar da Salton foi este Salton Gerações Paulo Salton 2009, fruto de um corte de 40% de Cabernet Sauvignon, 40% de Merlot e 20% de Cabernet Franc de uvas colhidas na Serra Gaúcha. Após os processos fermentativos, o vinho é colocado em barricas novas de carvalho francês onde permanece por 18 meses. Além disso, antes de ser liberado ao mercado permanece mais um ano em garrafa para estabilização. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma cor rubi de média intensidade, algum brilho, pouca transparência e halo ligeiramente atijolado. Lágrimas finas, rápidas e praticamente incolores completavam o conjunto visual.

No nariz aromas de frutos vermelhos e escuros, toques de chocolate e tostado. Com tempo em taça algo de tabaco também aparece. Bastante complexidade neste vinho.

Na boca o vinho tinha corpo médio, acidez na medida e taninos redondos e maduros. Retrogosto confirma o olfato e tem um final de longa duração.

Um vinho de respeito, que se mostra evoluido e no ponto de consumo. Se a Salton continuar a produzir grandes vinhos a preços acessíveis (este custa 85 na loja virtual deles e acho que briga bem em sua faixa de preços) vai melhorar ainda mais seu posicionamento no mercado nacional. Foi bem com carne de porco assada com ervas finas e massa italiana ao molho de tomates secos e mussarela de búfala. Eu recomendo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment