Thursday, December 26, 2013

El Quintanal Verdejo 2012

Com a chegada do natal e do final do ano todos nós ficamos mais inspirados e gostamos de comer e beber muito bem. Mesmo que seja nas refeições mais corriqueiras do nosso dia a dia. E foi mais ou menos assim que num dia desses qualquer resolvemos fazer uma receitinha um pouco mais elaborada para o nosso jantar. O cardápio seria massa com molho de blue cheese e salsa trufada com iscas de frango empanadas com ervas finas. E é claro que pensamos em um vinho que estivesse a altura de tudo isso. O escolhido foi o El Quintanal Verdejo 2012.


O vinho é produzido pela Cillar de Silos, um produtor de vinho espanhol de propriedade familiar, dedicada à nobre uva de Ribera del Duero, a Tempranillo. Princípios de vinificação intransigentes fizeram da Cillar de Silos um produtor "cult" na região - o Oxford Companion to Wine, o mais completo livro de vinhos, editado atualmente pela respeitada Jancis Robinson, a chama de "principal candidata" para o título de fabricante dos melhores vinhos de Ribera del Duero. Entretanto com a expansão dos negócios com relação as suas linhas de vinhos e regiões vinícolas, temos este típico exemplar branco da região de Rueda e sua uva mais famosa, a Verdejo, talvez a maior exceção da família com relação a seus Tempranillos. Este varietal é feito com 100% de uvas Verdejo da região de Rueda sem passagem por madeira. Vamos as impressões?

Na taça uma bonita cor amarelo palha com alguns reflexos verdeais e bastante brilho. Lágrimas finas, rápidas e incolores também fazem parte do conjunto visual.

No nariz aromas que remetem a lichia e frutos de polpa branca, toques florais e lembrança de mel. Um vinho bem aromático.

Na boca o vinho tinha corpo médio e uma excelente e refrescante acidez. Retrogosto confirma o olfato com muita fruta e toques de mel. Final de média para longa duração.

Mais um bom vinho, refrscante e companheiro de uma boa mesa. Este foi comprado no site Sonoma e valeu o quanto custou (R$ 49,00 se não me engano). Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment