Wednesday, December 4, 2013

Chalk Hill Estate Red 2009

Estávamos para encerrar a noite agradável que tivéramos no El Carajo e mais uma vez, a patriotada tomou conta da escolha do vinho e nos deparamos com mais um vinho americano, desta vez um blend tinto de Sonoma chamado de Chalk Hill Estate Red 2009.

Vista geral dos vinhedos, retirada do site do produtor.

A apelação Chalk Hill, da onde este vinho é oriundo, é uma das 13 dentro do condado de Sonoma e conta com abundante produção agrícola, lindas paisagens e muitos vinhos vindos de lá. Situada (a região) entre um vale e um rio, o clima pode ser considerado perfeito para a produção vinícola. Existem ainda as elevações montanhosas e a pobreza do solo como fatores contribuintes para a plantação de vinhedos com alta qualidade. A propriedade é antiga e sua aquisição se deu na década de 70 quando começaram o plantio e as primeiras safras. Desde então, seus vinhos vem demonstrando qualidade safra após safra.


O vinho em questão é um blend de 43% de Cabernet Sauvignon, 19% de Merlot, 15% de Malbec, 12% de Petit Verdot, 10% de Syrah e 1% de Carménère. Passa por fermentação malolática com battonage e por envelhecimento de 22 meses em carvalho francês. Atinge 14,8% de graduação alcoólica. Vamos as impressões?

Na taça uma bonita cor violácea de grande intensidade, quase sem transparência e com pouco brilho. Lágrimas finas, rápidas e coloridas tingiam as paredes da taça. 

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos negros, baunilha, tabaco e especiarias. Ao fundo da taça, toques de tostado.

Na boca um vinho encorpado, taninos firmes e marcados e boa acidez. Retrogosto confirma o olfato com frutas, especiarias e baunilha. Final de longa duração.

E finalizamos então com um ótimo vinho. Aliás esta aventura em Miami rendeu ótimos vinhos e excelentes experiências. 

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment