Friday, December 27, 2013

Sibaris Undurraga Reserva Especial Cabernet Sauvignon 2011

Ah o natal deve ser a época do ano em que eu mais gosto do ano, só a oportunidade de reunir a família e as pessoas que amamos já traz um excelente sensação. Aliado a isso temos também a oportunidade de comer e beber muitos alimentos que não fazemos ao longo do ano, o que deixa a data ainda mais especial. E eu venho aqui falar de um vinho bem especial deste natal. Estou falando do Sibaris Undurraga Reserva Especial Cabernet Sauvignon 2011.

Foto dos vinhedos do Vale do Maipo da Undurraga, retirado do próprio site do produtor

A Viña Undurraga foi fundada em 1885 sendo que a primeira colheita se deu em 1891. Dai pra frente, só alcançou o sucesso, sendo inclusive a primeira vinícola chilena a exportar para o exigente mercado americano em 1903. Desde então muitas visitas ilustres e lançamentos de vinhos de alta qualidade fizeram da vinícola um símbolo de prosperidade no Chile. Possui vinhedos espalhados nas melhores zonas vinícolas do 
Chile e são dedicadas exclusivamente ao cultivo e produção de vinhos.


A linha de vinhos Sibaris se dá em homenagem a cidade homônima, reconhecida na antiguidade pelo refinamento de seus habitantes que gostavam de luxo e do prazer dos sentidos. Hoje ela é chamada Sibaritas e aquelas pessoas os Bon Vivant. Para esses virtuosos que veêm a vida como uma busca incessante do prazer, foi dedicado este extraordinário Undurraga Gran Reserva. A colheita das uvas foi realizada manualmente. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês e americano por 8 meses para conferir maior estrutura e complexidade. Vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração rubi violácea de grande intensidade, quase sem transparência e com pouco brilho. Além disso, lágrimas finas, coloridas e bem rápidas compunham o conjunto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, especiarias e toques de chocolate. Ao fundo da taça lembranças de madeira tostada. 

Na boca o vinho se mostrou bem encorpado, com taninos marcados e firmes mas de excelente qualidade além de uma boa acidez. Retrogosto confirmou o olfato com um final de longa duração.

Um grande vinho, trazido diretamente do Chile pela minha sogra, que acertou em cheio. O vinho foi sem dúvida um dos destaques da noite. Eu recomendo e muito.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment