Thursday, December 12, 2013

Winebar c/ vinhos Salton: Boas opções de espumantes para o fim de ano!

Na última terça feira, 10 de dezembro, participamos de mais um Winebar com os vinhos da Vinícola Salton e entre os destaques, as apostas da vinícola para o final do ano. Contamos ainda com a participação do enólogo da vinícola, Lucindo Copat, para nos contar mais detalhes sobre os vinhos degustados. O grande mote da degustação, a meu ver, foi a apresentação dos vinhos espumantes que normalmente fazem parte da mesa do brasileiro nas festividades de final de ano (natal e reveillon) que se aproximam.

Fachada da vinícola Salton em Bento Gonçalves, retirada do próprio site do produtor

Falar sobre a Salton seria como, desculpem o clichê, chover no molhado. Com seus mais de 100 anos de história, uma das principais vinícolas do país sem sombras de dúvidas e que tem uma extensa gama de produtos, dos mais simples aos mais complexos, que atendem a todos os nichos de consumidores. E é com base neste conceito que a família Salton, agora em sua 3a geração a frente do negócio, vem trazendo os resultados até aqui demonstrados. Melhor mesmo falarmos dos vinhos, não concordam?


O primeiro espumante degustado foi o Salton Prosecco Espumante Natural Brut, produzido com uvas 100% Prosecco (Glera) de clones trazidos da Itália pelo método charmat (segunda fermentação em autoclaves). Um vinho de coloração quase transparência, com toques prateados e esverdeados (normalmente atribuídos a vinhos produzidos com esta uva) e uma bela perlage bastante abundante e bem branca. Aromas de frutos tropicais, mais pêssego que outras frutas e toques de flores brancas. Corpo leve, acidez refrescante e bem cremoso. Ideal para os dias quentes de sampa e nosso verão. Deve acompanhar bem saladas e pratos leves, mas segundo nosso amigo blogueiro Cristiano Orlandi, ele harmonizaria o Prosecco com Prosecco, pois este espumante por si só já faz a nossa alegria! E não é que ele tem razão?


O próximo espumante que colocamos na taça foi o Salton Gerações Antonio Domenico Salton Espumante Nature, este já parte de uma linha exclusiva e de série limitada (13000 garrafas) produzido com as uvas Pinot Noir e Chardonnay (50% cada) pelo método tradicional. Passa por 3 anos de contato com as leveduras. Já na taça mostra uma coloração amarelo dourada mais austera e evoluida com uma perlage bonita e menos intensa que o anterior, porém mais elegante. No nariz aromas de panificação, fermento, frutas cítricas e mel. Na boca ótima acidez, confirmação do olfato e belo corpo. Um bom colchão de espumas também na boca. Final longo e saboroso Acompanhou magistralmente uma boa bacalhoada!

Em suma, está procurando opções pra brindar o seu final de ano? Então procure pelos produtos Salton e sua extensa gama de opções pois tenho certeza de que irá achar algo que case com seu gosto e que caiba no teu bolso. Eu recomendo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment