Tuesday, May 19, 2009

(In)justiça desportiva

A cada dia que passa eu tenho mais vergonha do que o esporte, mais precisamente o futebol, tem se tornado no Brasil. Fica evidente que só prevalecem os interesses excusos e financeiros no mundo da bola e do futebol. Vejamos alguns casos recentes.

Primeiro, é com muita estranheza que acompanhamos o que aconteceu na última semana com relação aos julgamentos de dois atletas envolvidos em jogos importantes na Copa do Brasil: Dentinho, do Corínthians, e Fred, do Fluminense. O primeiro foi indiciado no TJD por supostamente ter dado uma cotovelado em Rafael Moura em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil perante o Atlético Paranaense e fora suspenso por 3 partidas, perdendo o jogo de volta contra o Fluminense (primeira coincidência) e caso o Corínthians passe para as semi finais diante do Vasco (segunda coincidência), que praticamente selou sua passagem para esta fase com goleada diante do Vitória, não poderá atuar em ambos os jogos. Como agravante, o próprio juiz questionado ao final do jogo disse que segundo sua interpretação, não havia existido intenção no choque e que não o havia expulsado por este motivo. Já o segundo fora denunciado por ter trocado tapas com um jogador do Goiás pela mesma fase da Copa do Brasil, porém mesmo com o video mostrando claramente a agressão, foi absolvido por unanimidade e poderá jogar normalmente diante do Corínthians (terceira coincidência). Para piorar, o tribunal de justiça desportiva fica sediado no Rio de Janeiro (quarta coincidência) e notadamente tem dado sentenças favoráveis a clubes deste estado.

Já na tarde/noite de ontem, a mais nova “surpresa”: Diego Souza, após ter sido expulso por trocar empurrões no jogo semifinal do Campeonato Paulista, voltou do vestiário e agrediu o zagueiro Domingos, do Santos, e pegou apenas um gancho de oito partidas, que serão cumpridas no Campeonato Paulista de 2010.

A pergunta é: quem está por trás de sentenças como essas? Em que tipo de negócio estão querendo transformar o futebol? Fica evidente que uns são favorecidos em detrimento de outros, seja por poder financeiro ou por simpatia bairrista. E ainda dizem que a justiça é igual para todos, porém mais igual para uns do que outros.

E vocês, qual a opinião de vocês a respeito desta justiça medíocre que é aplicada no Brasil em ambito desportivo?

Editado as 20:30 de hoje: Dentinho conseguiu efeito suspensivo, e joga na quarta contra o Fluminense, aguardando julgamento em próxima estância. Vejamos o que o circo do tribunal aguarda. No mínimo, ridículo.

1 comment:

  1. E vem mais por aí, Felipe e Ronaldo agora também estão na mira do famigerado tribunal...

    ReplyDelete