Tuesday, September 29, 2009

Interesses excusos do nosso esporte


A pouco mais de 3 dias para a escolha da cidade sede para as Olimpíadas de 2016, escolha esta a ser realizada em 2 de Outubro na Dinamarca, vemos uma grande comoção nacional pela candidatura do Rio de Janeiro em sediar pela primeira vez um evento desta magnitude. Mas o que tem me deixado com a pulga atrás da orelha é: todos sabemos o quanto de dinheiro será desviado, o desfavor que será prestado ao país, o enriquecimento ilícito de político, lobistas e cartolas caso a cidade seja escolhida para sediar os jogos. Acontece que a maioria parece não se preocupar com isso uma vez que continuam nessa campanha para que o evento venha a acontecer no Brasil, apontando ainda o Pan Americano de 2007 c0mo um "excelente" vestibular vencido pelo Rio.

Vejamos um pouco mais a fundo algumas constatações: o projeto da cidade carioca é o mais caro dentre os finalistas (aprox. 13,92 bilhões de dólares); o legado deixado pelo Pan Americano de 2007 está hoje inutilizado ou sub utilizado (com raríssimas exceções); o prazo para acontecer o evento é de aproximadamente 7 anos, quando ainda passarão dois governos pelo Rio/Brasil que deverão aceitar o fardo das dividas (que invariavelmente ficarão por muito mais tempo rolando sendo empurrado com a barriga pelos futuros governantes); despoluição da bahia de Guanabara, melhorias no transporte público e na infra estrutura entre outros aspectos eram promessas ainda do pan americano e simplesmente não saíram do papel; a saúde pública assim como a segurança do Rio de Janeiro são vexatórios entre muitos outros fatores que eu poderia discorrer neste espaço.

Diante de todo o exposto no parágrafo acima vem a pergunta: Você ainda em sã consciência apoiaria a candidatura da cidade do Rio de Janeiro a sediar tal evento? Por que não utilizar uma parte muito menor deste investimento e melhorar a saúde e educação no estado? Por que não investir em segurança pública? E o combate ao tráfico de drogas? Quais são e de quem são os interesses excusos desta candidatura? (Como se realmente já não soubéssemos). E você, o que acha da situação? Usem a caixa de comentários do balaio e mandem suas opiniões.

E viva Chicago! Ou Madrid?! Que tal Tóquio!!!!?

No comments:

Post a Comment