Thursday, September 24, 2009

Mundo celebra 250 anos da cerveja Guinness com o Arthur´s day

Por Claudio R. S. Pucci para o site Terra


Um dos maiores símbolos da Irlanda, tirando o U2 e os leprechauns, a cerveja Guinness comemora hoje 250 anos de existência. Foi em 1759 que Arthur Guinnes assinou o contrato de arrendamento de uma cervejaria por 9 mil anos e lançou a amarga beberagem escura, que se tornou um sucesso mundial séculos depois, consumida por reis e plebeus.

Só para se ter uma ideia, em 1833, a St James´s Gate Brewery (que fabricava a Guinnes) se tornou a maior cervejaria da Irlanda, e em 1886, a maior do mundo com uma produção de 1,2 milhões de barris por ano. Hoje faz parte da Diageo, a multinacional de bebidas, que possui um faturamento de 14,7 bilhões de dólares.

Obviamente que a data não iria passar em branco e a Guinness está preparando uma festa mundial hoje, a começar por Dublin infestada de bandas em seus inúmeros pubs, passando por Nova York (que ainda celebra feriados irlandeses) e terminando em Kuala Lampur, na Malásia.

Entre as bandas e artistas que estarão celebrando o aniversário estão Estelle, Black Eyed Peas, Tom Jones, The Undertones e Soul II Soul. O grande barato da comemoração é que em cada país do mundo um brinde deverá ser feito exatamente às 17:59 (a hora Guinness).

A ideia é filmar o acontecimento e mandar para a empresa e ter o maior brinde da história da humanidade. O Brasil não fica de fora nessa história. Tradicionais bares irlandeses como o O´Malleys, em São Paulo, e o Shenanigan´s, no Rio de Janeiro, já confirmaram que a festa vai rolar solta nesta quinta-feira. Com brinde e tudo mais.

Serviço

O´Malley´s bar
Alameda Itu, 1529 - Jardins - São Paulo/SP Tel. (11) 3086-0780

Shenanigan's Irish Bar
R. Visconde de Pirajá, 112 - Sobreloja Leblon - Rio de Janeiro / RJ Tel.: (21) 2267-5860

No comments:

Post a Comment