Thursday, August 8, 2019

Como remover manchas de vinho tinto de quase tudo

Não adianta chorar sobre o vinho tinto derramado. Claro, aquela grande mancha carmim no seu tapete cor de casca de ovo ou camiseta branca pode parecer assustadora agora - mas, se você agir rapidamente, seus itens manchados ficarão tão novos quanto possível em pouco tempo.



Não espere muito

Você provavelmente não vai querer fazer uma limpeza muito profunda quando estiver com algumas taças de vinho, mas é importante agir rápido quando se trata de vinho tinto. O vinho contém cromógenos, a substância primária em muitas plantas coloridas que são usadas para fazer corantes. Quanto mais tempo você deixar a mancha ficar, mais tempo ela terá para afundar (e permanentemente tingir) as fibras do seu carpete ou roupa.

Absorva, não esfregue

Esfregar é um erro por duas razões: primeiro, esfregando o líquido, você empurra a mancha ainda mais para dentro do tecido. Em segundo lugar, garante que a mancha se espalhe para fora em vez de se dissolver.
Absorva o máximo possível do vinho com um pano branco e limpo. Tente absorver o máximo que puder antes de adicionar agentes de limpeza à mistura.

Use sal ou bicarbonato de sódio

O líquido se moverá em direção a qualquer material seco com o qual entre em contato, então borrifar a área generosamente com um pó seco como sal ou bicarbonato de sódio é uma maneira eficiente de absorver a mancha. Deixe o pó descansar por alguns minutos antes de limpá-lo ou esfregar suavemente (nunca esfregue!).

Use um removedor de manchas

Se você é um consumidor de vinho frequente, não é uma má ideia manter um removedor de manchas por perto. Há muitas opções por aí, mas eu particularmente uso o Semorin.
Não há nenhum sentimento como o alívio que toma conta de você quando se consegue dissolver seu vinho derramado bem na frente dos seus olhos.




matéria original publicada em http://www.foodandwine.com

No comments:

Post a Comment