Saturday, December 29, 2012

Champagne, Natal & pessoas queridas: combinação perfeita!

Champagne Moët & Chandon Impérial Brut


O natal é uma época do ano que eu gosto muito, e explico o por que. Primeiro por que como o próprio significado da data quer dizer, é horar de nascimento, de esperança renovada, enfim, de fazer crescer na gente uma nova motivação pra tudo. Gosto também por que é uma época em que podemos refletir sobre tudo o que fizemos ao longo do ano que se findou. E é claro, amo a oportunidade de podermos nos reunir com as pessoas que queremos bem, como pais, noiva, etc. E nada melhor do que comemorar isto tudo com um bom champagne. E o escolhido deste ano foi o Champagne Moët & Chandon Impérial Brut.

Falar sobre champagne muitas vezes é chover no molhado e ainda por cima de uma casa como a Moët & Chandon, que já tem seu nome escrito na produção de champagnes e na história francesa. Por isso, não irei me prender muito a falar sobre métodos de produção, a casa em si ou sobre outras amenidades. Tentarei ser mais direto. Esta champagne tem o corte clássico das três uvas permitidas na região: Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay nas proporções de 30 a 40% da primeira, 30 a 40% da segunda e 20 a 30% da última. Por ser uma champagne brut, tem quase nenhum açúcar residual. Vamos as impressões.

No taça o champagne apresentou uma bonita cor amarelo palha com reflexos levemente dourados, uma perlage consistente e com bolhas bem pequeninas e em abundância.

No nariz o vinho abriu com aqueles aromas típicos de panificação/fermentação (brioche/fermento), frutas cítricas e leve toque floral. Com o tempo em taça nuances minerais também podiam ser notadas.

Na boca o champagne era extremamente fresco (muita acidez) e as borbulhas formavam um colchão no interior da boca. Trazia muita fruta cítrica, muita mineralidade e os toques de panificação também no paladar. Final de longa duração.

O que posso eu dizer mais sobre este vinho? Simplesmente um deleite a cada gole da taça. Cumpriu fielmente seu propósito de celebrar e de acompanhar ainda uma refeição a base de bacalhau. Eu recomendo.

Até o próximo!!

No comments:

Post a Comment