Tuesday, November 8, 2016

Tonel 22 Reserva DOC Douro 2013

O Grupo Enoport United Wines, dono da marca Tonel 22 (produtora do vinho de hoje), resultou da união de algumas das mais antigas e prestigiadas empresas de vinho portuguesas, todas elas com características familiares e cada uma delas detendo uma especialidade vincada e definida, que lhes valeu o reconhecimento nacional e internacional, tais como as Caves Velhas, Caves Dom Teodósio, Adegas Camillo Alves, Caves Acácio, Caves Monteiros e Caves Moura Basto. Unindo a experiência do passado com novas capacidades de gestão e tecnologia, novas empresas foram criadas com base em três grandes núcleos - Agroturismo / Produção / Distribuição - cada uma delas com objetivos de excelência e comprometimento com as atuais exigências dos mercados globais. A Enoport United Wines oferece vinhos de várias regiões de Portugal, de diferentes segmentos, premiados em vários concursos nacionais e internacionais.


Já sobre o Tonel 22 Reserva DOC Douro 2013, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, castas típicas e autóctones da região do Douro e com passagem por madeira (embora não tenha conseguido identificar o período). Vamos finalmente as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração violácea de grande intensidade com algum brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, espaçadas e ligeiramente coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, especiarias (pimenta em primeiro plano) e toques de flores. Algo de tostado apareceu com o passar do tempo.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos redondos. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Mais um bom portuga para o dia a dia, também trazido pelo Pão de Açúcar, que aposta neste país para trazer vinhos exclusivos e de bom custo beneficio. Eu recomendo.

Até o próximo!

2 comments:

  1. Perfeito. Degustei-o lendo sua impressão e confiro todos aspectos de sua descrição. Realmente um bom portuga! Melhor ainda foi o preço: apenas 29.39, no Pão de Açúcar. Ótima forma de terminar o domingo. Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que gostou do vinho e acompanhou aqui. Espero que sempre possa ajudar na escolha de um vinho. Abraços

      Delete