Tuesday, May 16, 2017

Val di Suga Brunello di Montalcino 2009

A Tenimenti Angelini é uma produtora italiana que conta com cinco vinícolas (Val di Suga, em Montalcino; Tre Rose, em Montepulciano; San Leonino, em Chianti; Puiatti, em Friuli-Venezia Giulia; e Collepaglia, em Ancona). No caso de hoje, focaremos na Val di Suga, localizada em Montalcino, que conta com terras em ambos os lados da cidade, gerando certa complexidade a seus vinhos, somando cerca 120 hectares, dos quais 55 estão plantados com vinhas. Com uma produção que visa a qualidade de cada exemplar fabricado, ela tem se tornado, ano após ano, uma grande referência na elaboração de produtos bastante especiais. Atualmente ela exporta seus vinhos para países localizados nos cinco continentes do mundo.


Sobre o Val di Suga Brunello di Montalcino 2009, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito 100% com uvas Sangiovese plantadas ao redor da abadia de Santo Antimo e região. Todos os vinhos Val di Suga passam ao menos 36 meses em barricas de carvalho, assim como este aqui que passa ainda mais 12 meses em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média intensidade com bom brilho, boa limpidez e algum halo granada principalmente em direção as bordas.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos negros bem maduros, toques mentolados, especiarias, tostados, florais e chocolate.

Na boca o vinho apresentou corpo médio para encorpado, ótima acidez e taninos macios e redondos. O retrogosto confirma o olfato e o final era longo e saboroso.

Um belíssimo exemplar da Toscana que alia muita elegância e rusticidade típicas da região e da casta. Além de podermos considerá-lo um best buy dentro de sua faixa de mercado. Eu recomendo a prova, com toda certeza.

Até o próximo

No comments:

Post a Comment