quarta-feira, 19 de julho de 2017

Esporão Trincadeira 2015

A pouco mais de 170 km a sudeste de Lisboa, junto à histórica cidade de Reguengos de Monsaraz, deparamo-nos com uma típica paisagem do Baixo Alentejo. É lá, por entre suaves planícies e vales pouco profundos escavados por ribeiras intermitentes, campos de cereais, vinhas e olivais que encontramos a Herdade do Esporão (produtora do vinho de hoje). Situada então no coração do Alentejo e integrada na Rota dos Vinhos da região, a Herdade do Esporão apresenta condições únicas para a agricultura e para o Enoturismo. Com cerca de 700ha de vinhas,olivais e outras culturas potenciadas pelo Modo de Produção Biológico e Produção Integrada. Neste território estão plantadas cerca de 40 castas, 4 variedades de azeitona, pomares e hortas.


Já sobre o Esporão Trincadeira 2015, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito com 100% de uvas Trincadeira de vinhas com cerca de 40 anos vinificadas em depósito de betão, onde também cumpriu o período de amadurecimento por 6 meses sem passagem por madeira. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média para grande intensidade com bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos frescos com leve toque de especiarias e minerais.

Na boca o vinho mostrou corpo médio, muito frescor e taninos suaves. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um ótimo vinho varietal português, pouco usual mas que é uma delícia. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário