Tuesday, November 21, 2017

Cerro da Cruz Cabernet Tannat Merlot 2012

A Cooperativa Nova Aliança, produtora do vinho de hoje, une a força, a experiência e a solidez de uma história de mais de 80 anos de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra gaúcha: Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul, a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha, e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha. Juntas, decidiram se transformar em uma única família, reunindo pessoas, valores e histórias para formar a Cooperativa Nova Aliança, que tem a missão de semear um futuro de oportunidades e desenvolvimento com o firme propósito de ser referência em seus segmentos de atuação e reconhecida pela atitude cooperativa e resultados alcançados. A Cooperativa Nova Aliança congrega aproximadamente 900 famílias associadas, distribuídas em três regiões produtoras com distintas características, representando o que o país oferece de melhor para o cultivo de videiras: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul, Sudeste e Campanha Gaúcha. Desde 2013 a produção de suco e o envase de vinho e de espumante estão concentrados na nova sede da Cooperativa, em Flores da Cunha, que conta com prédio de 24 mil metros quadrados e capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano.


Sobre o Cerro da Cruz Cabernet Tannat Merlot 2012, podemos ainda acrescentar que o vinho é um blend das uvas Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot com amadurecimento de 14 meses em barricas de carvalho francês e americano com posterior envelhecimento em garrafa por um ano. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração violácea de grande intensidade com bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos maduros, mentolado, chocolate, flores e especiarias.

Na boca o vinho se mostrou de corpo médio para encorpado com uma boa acidez e taninos redondos. O retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.

Um ótimo vinho nacional que degustamos por aqui, realmente impressionou pela complexidade e equilíbrio, assim como pela qualidade. Eu recomendo demais a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment